Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53319
Título: | Reflexões em torno de uma formação em animação teatral |
Outro(s) título(s): | Reflections on teaching performance studies for community-based theatre Reflexiones en torno a una formación en animación teatral |
Autor(es): | Dias, Maria Flor Antunes, Carla Pires |
Palavras-chave: | Animação teatral Theatrical activities Animador teatral Theatrical animateur Estudos performativos Performance studies Formação Training Animación teatral Animador teatral Formación Estudios de la interpretación |
Data: | Jan-2017 |
Editora: | BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica |
Revista: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Resumo(s): | O presente texto reúne um conjunto de reflexões elaboradas em torno da experiência do primeiro ano de implementação do Mestrado de Animação Teatral do Instituto de Educação da Universidade do
Minho. Debruça-se sobre a estrutura curricular deste curso, de modo particular sobre aquela que é por excelência a sua unidade curricular eixo, Estudos Performativos. O texto problematiza as questões
fundamentais que orientaram o travejamento conteudinal dos Estudos Performativos e o modo como nesta unidade de conhecimento se procurou articular preocupações epistemológicas e de ensino e aprendizagem e, simultaneamente, responder às necessidades inerentes à heterogeneidade do público alvo, no que se refere à sua formação inicial, aos diferentes sentidos e graus de literacia e fruição teatral. Finalmente, reflete sobre os blocos conteudinais da unidade curricular que melhor ilustram o sentido de pesquisa teatral que a desconstrução e o uso do conceito de performance nos permitiramconvocar no contexto de formação. This paper presents a set of reflections made in relation to experiences that happened in the first year of the first course for the Masters Degree in Theatrical Activities in the Institute of Education, University of Minho. It looks at the curricular structure of this course and focuses especially on the course backbone - Performance Studies. The text discusses the fundamental questions that guided the content framework of Performance Studies and the way that this unit of knowledge sought to articulate epistemological,teaching and learning concerns, while simultaneously meeting the inherent heterogeneous needs of the target audience; namely, in relation to the initial training of students, their different goals, as well as their degrees of theatrical literacy and experience. Finally, it reflects on the constituent modules of the curricular unit that best illustrates the goals of the theatrical research opened up by the deconstruction and use of the concept of performance in the training context. El presente trabajo reúne un conjunto de reflexiones centradas en la experiencia del primer año de desarrollo del Máster de Animación Teatral del Instituto de Educación de la Universidade do Minho. Se detalla la estructura curricular de este curso, particularmente la de aquella que es, por excelencia, su unidad curricular vertebral: Estudios de la Interpretación. El trabajo polemiza en torno a las cuestiones básicas que orientaron la estructuración de los contenidos de los Estudios de la Interpretación y en torno al modo como, en esta unidad de conocimiento, se intentaron articular simultáneamente preocupaciones de tipo epistemológico y de enseñanza/aprendizaje, de un lado, y necesidades inherentes a la heterogeneidad de los destinatarios en lo referente a su formación previa y a su diferente sentido y nivel de conocimiento práctico y disfrute del teatro, de otro lado. Finalmente, el trabajo reflexiona sobre los bloques de contenido de la unidad curricular que mejor ilustran el sentido de investigación teatral al que la deconstrucción y el uso del concepto de interpretación nos permitieron acceder en el contexto de formación. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53319 |
ISSN: | 2525-426X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REFLEXÕES EM TORNO DE UMA FORMAÇÃO EM ANIMAÇÃO TEATRAL 57-74.pdf | 457,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |