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https://hdl.handle.net/1822/53646
Título: | Para uma leitura do texto-mundo: educação literária e expressão e educação dramática/teatro - O conto é teu, o conto é nosso |
Autor(es): | Antunes, Carla Pires Dias, Maria Flor Silva, Sara Raquel Reis da |
Palavras-chave: | Educação literária Educação dramática Formação de professores Texto dramático |
Data: | 11-Set-2014 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) |
Resumo(s): | Nos últimos anos, a nossa experiência docente/investigativa em contexto académico tem-nos levado a concluir/intuir que a formação literária e artística, em geral, dos nossos alunos da Licenciatura em Educação Básica, futuros profissionais de educação/mediadores de leitura, é, mesmo numa fase que se pode considerar já avançada dos estudos, manifestamente débil, evidenciando níveis de competência literária muito distintos/diferenciados, em alguns casos, até, constrangedores quanto, por exemplo, ao “intertexto leitor”. O projeto em implementação e do qual pretendemos dar conta nesta comunicação reveste-se de uma dimensão interdisciplinar, procurando não apenas acentuar a transversalidade da língua portuguesa, materializada em textos literários (do acervo tradicional à literatura canónica), mas também da própria cultura artística. Trata-se de um projeto desenhado com alunos dos 1º e 2º anos da Licenciatura em Educação Básica, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Neste âmbito e numa perspetiva interdisciplinar, pretende-se implementar um conjunto de atividades de mediação literária e artística, no decurso da formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico e educadores de infância. Optando por uma metodologia de investigação-ação, numa primeira fase, propomo-nos conhecer a cultura literária dos alunos, para, posteriormente e designadamente no contexto de UC como Literatura para a Infância e a Juventude e Expressão Dramática, entre outras, alargar o contacto com modos literários cuja receção é aparentemente menos generalizada (poético e dramático/teatral); desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos de dizer e de oralidade (narração, formas poético-líricas e texto dramático); perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria da capacidade de desconstrução de textos e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ativos na leitura do texto-mundo. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53646 |
ISBN: | 978-989-704-188-4 |
Versão da editora: | http://xiicongressospce2014.utad.pt/?page_id=797 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Educação Literária e Expressão Dramática.pdf | 91,32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |