Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53646

TítuloPara uma leitura do texto-mundo: educação literária e expressão e educação dramática/teatro - O conto é teu, o conto é nosso
Autor(es)Antunes, Carla Pires
Dias, Maria Flor
Silva, Sara Raquel Reis da
Palavras-chaveEducação literária
Educação dramática
Formação de professores
Texto dramático
Data11-Set-2014
EditoraSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Resumo(s)Nos últimos anos, a nossa experiência docente/investigativa em contexto académico tem-nos levado a concluir/intuir que a formação literária e artística, em geral, dos nossos alunos da Licenciatura em Educação Básica, futuros profissionais de educação/mediadores de leitura, é, mesmo numa fase que se pode considerar já avançada dos estudos, manifestamente débil, evidenciando níveis de competência literária muito distintos/diferenciados, em alguns casos, até, constrangedores quanto, por exemplo, ao “intertexto leitor”. O projeto em implementação e do qual pretendemos dar conta nesta comunicação reveste-se de uma dimensão interdisciplinar, procurando não apenas acentuar a transversalidade da língua portuguesa, materializada em textos literários (do acervo tradicional à literatura canónica), mas também da própria cultura artística. Trata-se de um projeto desenhado com alunos dos 1º e 2º anos da Licenciatura em Educação Básica, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Neste âmbito e numa perspetiva interdisciplinar, pretende-se implementar um conjunto de atividades de mediação literária e artística, no decurso da formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico e educadores de infância. Optando por uma metodologia de investigação-ação, numa primeira fase, propomo-nos conhecer a cultura literária dos alunos, para, posteriormente e designadamente no contexto de UC como Literatura para a Infância e a Juventude e Expressão Dramática, entre outras, alargar o contacto com modos literários cuja receção é aparentemente menos generalizada (poético e dramático/teatral); desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos de dizer e de oralidade (narração, formas poético-líricas e texto dramático); perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria da capacidade de desconstrução de textos e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ativos na leitura do texto-mundo.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53646
ISBN978-989-704-188-4
Versão da editorahttp://xiicongressospce2014.utad.pt/?page_id=797
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educação Literária e Expressão Dramática.pdf91,32 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID