Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53861

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Dionísia Freitaspor
dc.contributor.authorFreire, Teresapor
dc.date.accessioned2018-04-03T15:53:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationTavares, D., & Freire, T. (2016, December 7). Flow experience, attentional control, and emotion regulation: contributions for a positive development in adolescents. Psicologia. Associacao Portuguesa de Psicologia. http://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i2.1119-
dc.identifier.issn0874-2049por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53861-
dc.description.abstractResearch has shown that optimal experiences lead to positive development outcomes. Adolescence is a critical period for the engagement in daily optimal experiences, namely, flow experience, since it is a period of experimentation and definition of interests. Adolescents are more willing to attend new challenges and develop new skills, finding more opportunities within contexts to develop engaged and happy lives. In this article, we review the major findings of the impact of flow experience in adolescents' lives and positive development, and the individual and contextual factors associated with this psychological state of consciousness. We specifically relate attentional control and emotion regulation concepts to flow experience. We discuss the possible link between flow and these self-regulation abilities and its potential for positive adolescent development. Finally, we make some conclusions and suggest new lines for future research concerning predictors of flow experience within a social and ecological framework.por
dc.description.abstractA investigação tem demonstrado que as experiências ótimas promovem o desenvolvimento positivo. Sendo a adolescência marcada pela experimentação e definição de interesses, é também um período crucial para a ocorrência de experiências ótimas na vida diária, concretamente, a experiência de Flow. Os adolescentes estão mais propensos a procurar desafios e desenvolver novas competências nos vários contextos, emergindo assim a possibilidade de experienciarem Flow e desenvolverem vidas bem-sucedidas. O presente artigo apresenta uma revisão dos principais resultados da investigação acerca dos fatores individuais e contextuais associados à experiência de Flow e do impacto desta na vida dos adolescentes. Especificamente, o artigo discute as possíveis relações entre o Controlo Atencional, a Regulação Emocional e a experiência de Flow, e a importância destes para o desenvolvimento positivo dos adolescentes. Adotando uma perspetiva social e ecológica, o artigo apresenta conclusões e sugere novas linhas de investigação futura acerca dos preditores da experiência de Flow.por
dc.description.sponsorshipThis study was conducted at Psychology Research Centre, University of Minho, and supported by the Portuguese Foundation for Science and Technology and the Portuguese Ministry of Education and Science through national funds (SFRH/BD/104117/2014) and when applicable co-financed by FEDER under the PT2020 Partnership Agreement (UID/PSI/01662/2013)por
dc.language.isoengpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Psicologia (APP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FPSI%2F01662%2F2013/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/POR_NORTE/SFRH%2FBD%2F104117%2F2014/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdolescentspor
dc.subjectAttentional controlpor
dc.subjectEmotion regulationpor
dc.subjectFlow experiencepor
dc.subjectPositive developmentpor
dc.subjectExperiência de flowpor
dc.subjectControlo atencionalpor
dc.subjectRegulação emocionalpor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectDesenvolvimento positivopor
dc.titleFlow experience, attentional control, and emotion regulation: contributions for a positive development in adolescentspor
dc.title.alternativeExperiência de flow, controlo atencional e regulação emocional: contributos para o desenvolvimento positivo de adolescentespor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage77por
oaire.citationEndPage94por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume30por
dc.date.updated2018-04-03T15:35:02Z-
dc.identifier.eissn2183-2471-
dc.identifier.doi10.17575/rpsicol.v30i2.1119por
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.export.identifier4975-
sdum.journalPsicologia: Revista da Associação Portuguesa de Psicologiapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
v30n2a07.pdf765,19 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID