Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53861

TítuloFlow experience, attentional control, and emotion regulation: contributions for a positive development in adolescents
Outro(s) título(s)Experiência de flow, controlo atencional e regulação emocional: contributos para o desenvolvimento positivo de adolescentes
Autor(es)Tavares, Dionísia Freitas
Freire, Teresa
Palavras-chaveAdolescents
Attentional control
Emotion regulation
Flow experience
Positive development
Experiência de flow
Controlo atencional
Regulação emocional
Adolescentes
Desenvolvimento positivo
Data2016
EditoraAssociação Portuguesa de Psicologia (APP)
RevistaPsicologia: Revista da Associação Portuguesa de Psicologia
CitaçãoTavares, D., & Freire, T. (2016, December 7). Flow experience, attentional control, and emotion regulation: contributions for a positive development in adolescents. Psicologia. Associacao Portuguesa de Psicologia. http://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i2.1119
Resumo(s)Research has shown that optimal experiences lead to positive development outcomes. Adolescence is a critical period for the engagement in daily optimal experiences, namely, flow experience, since it is a period of experimentation and definition of interests. Adolescents are more willing to attend new challenges and develop new skills, finding more opportunities within contexts to develop engaged and happy lives. In this article, we review the major findings of the impact of flow experience in adolescents' lives and positive development, and the individual and contextual factors associated with this psychological state of consciousness. We specifically relate attentional control and emotion regulation concepts to flow experience. We discuss the possible link between flow and these self-regulation abilities and its potential for positive adolescent development. Finally, we make some conclusions and suggest new lines for future research concerning predictors of flow experience within a social and ecological framework.
A investigação tem demonstrado que as experiências ótimas promovem o desenvolvimento positivo. Sendo a adolescência marcada pela experimentação e definição de interesses, é também um período crucial para a ocorrência de experiências ótimas na vida diária, concretamente, a experiência de Flow. Os adolescentes estão mais propensos a procurar desafios e desenvolver novas competências nos vários contextos, emergindo assim a possibilidade de experienciarem Flow e desenvolverem vidas bem-sucedidas. O presente artigo apresenta uma revisão dos principais resultados da investigação acerca dos fatores individuais e contextuais associados à experiência de Flow e do impacto desta na vida dos adolescentes. Especificamente, o artigo discute as possíveis relações entre o Controlo Atencional, a Regulação Emocional e a experiência de Flow, e a importância destes para o desenvolvimento positivo dos adolescentes. Adotando uma perspetiva social e ecológica, o artigo apresenta conclusões e sugere novas linhas de investigação futura acerca dos preditores da experiência de Flow.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53861
DOI10.17575/rpsicol.v30i2.1119
ISSN0874-2049
e-ISSN2183-2471
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
v30n2a07.pdf765,19 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID