Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58658

TítuloPensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético
Outro(s) título(s)Thinking poetry in classroom: didactic reflections for the fruition of the poetic text
Autor(es)Azevedo, Fernando
Chagas, Lilane Maria de Moura
Bazzo, Jilvania Lima dos Santos
Palavras-chavePoesia
literatura
ensino
DataDez-2018
EditoraAssociação de Leitura do Brasil (ALB)
RevistaLeitura: Teoria & Prática
CitaçãoAzevedo, F.; Chagas, L.; Bazzo, J. (2018). Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético. Leitura: Teoria & Prática, 36(74), 15-30.
Resumo(s)Neste texto, define-se o conceito de poesia e propõem-se reflexões didáticas sobre sua presença no ambiente escolar. Essas reflexões se fundamentam em abordagens teóricas de autores que buscam evidenciar que a linguagem poética assegura a formação do leitor por meio da atividade de fruição do texto poético. Os resultados corroboram a vertente de ensino pautada no processo de criação e experiência da poesia como arte da memória e da partilha no âmbito das culturas orais. A expectativa é contribuir para a implementação de situações de aprendizagem que levem em conta a leitura em voz alta, lida expressivamente e/ou escutada atentamente, de modo a que o estudante se possa deixar seduzir pelos usos expressivos da língua e, simultaneamente, se aproprie do saber subversivo e inventivo da palavra poética mediante interlocução intensa e mediada entre leitor iniciante, texto poético e leitor experiente.
This paper defines the concept of poetry and proposes didactic reflections for its presence in the classroom. These reflections are based on theoretical approaches from authors who demonstrate the evidence that the poetic language are able to assure the formation of the critical reader by means of an effective fruition activity of the poetry. The results corroborate the teaching aspect based on the process of creation and experience of poetry as an art of memory and sharing in the context of oral cultures. In view of the above, it contributes to the implementation of learning situations that take into account reading out loud, so that the student can be seduced by the expressive uses of the language and seize the inventive knowledge of the poetic word, through a work of fruition led by the intense conversation, mediated between beginner reader, poetic text and experienced reader.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58658
ISSN0102-387X
e-ISSN2317-0972
Versão da editorahttps://ltp.emnuvens.com.br/ltp/issue/view/24/showToc
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
710-1642-1-SM.pdf126,63 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID