Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61191
Título: | Currículo e desenvolvimento profissional docente |
Outro(s) título(s): | Curriculum and teacher professional development |
Autor(es): | Schiabel, Daniela Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
Palavras-chave: | Currículo Desenvolvimento profissional Identidade docente |
Data: | Jun-2019 |
Editora: | Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB) |
Revista: | Revista de Estudos Curriculares |
Citação: | Schiabel, D., & Silva. C. (2019). Currículo e desenvolvimento profissional docente. Revista de Estudos Curriculares, n.º 10, Vol. 1, 34-46. Disponível em http://bit.ly/2yGZK0B (consultado em agosto de 2019). |
Resumo(s): | O objetivo do presente trabalho é apresentar a articulação entre o currículo e o desenvolvimento profissional. No cenário contemporâneo, o currículo e a formação de professores têm sido assuntos amplamente discutidos, sobretudo por reconhecerem o professor como um ator profissional fundamental para a implantação de mudanças significativas na educação e, consequentemente, para a transformação da sociedade, por meio de uma educação de qualidade. Isto implica, necessariamente, uma séria reflexão sobre o currículo e o desenvolvimento profissional desses professores, que é apresentada neste trabalho em diferentes momentos: construindo significados de currículo; perscrutando o desenvolvimento profissional docente; sendo que, por fim, se procura estabelecer uma relação entre esses dois elementos. Assim, identificamos que a concepção curricular assumida pelo professor está intrinsecamente relacionada ao seu perfil profissional, visto que as suas atitudes em sala de aula evidenciam qual a definição de currículo que sustenta a sua prática. Isso ocorre porque a concepção assumida pelo professor intervém diretamente no seu perfil profissional, uma vez que todas as escolhas realizadas ao longo da carreira estão formando a sua identidade profissional, durante o seu desenvolvimento profissional docente. Sendo assim, a concepção de currículo está intrinsecamente relacionada à prática docente e vice-versa, pois a identidade profissional que se forja no desenvolvimento profissional traz em seu âmago a concepção de currículo que sustenta a sua prática. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61191 |
ISSN: | 2183-8755 |
Versão da editora: | http://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/73/52 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REC_2019_n10_vol1_DS_&_CS_73-239-1-PB.pdf | 251,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons