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TítuloViolência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes
Outro(s) título(s)Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways
Autor(es)Saraiva, Ana Beatriz
Pereira, Beatriz
Zamith Cruz, Judite Maria
Palavras-chaveBullying
Estudo de caso
Fracasso escolar
Violência juvenil
Data2019
EditoraPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)
RevistaRevista de Educação PUC-Campinas
CitaçãoSaraiva, A. B., Pereira, B. & Cruz, J. M. Z. (2019).Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 24(1):89-107.
Resumo(s)Este estudo de caso integra uma investigação mais abrangente na área da violência e criminalidade e analisa a construção narrativa das vivências de violência na escola, relatadas por um grupo de reclusos portugueses, tendo como pano de fundo seus percursos escolares. Os dez participantes, com idade entre 19 e 46 anos, foram entrevistados nos Açores. Foi utilizado um roteiro de entrevista, especificamente construído para esta investigação, com o conjunto de tópicos a serem abordados em tom informal. O tratamento de dados de nível descritivo e interpretativo seguiu a Análise de Conteúdo segundo Bardin e centrou-se em dados retrospectivos, colhidos por entrevista, relativos a episódios específicos de violência e bullying em contexto escolar. Foram identificados quatro tipos distintos de percursos de violência infantil e juvenil, principalmente bullying, envolvendo vítima e agressor, defensor da vítima, vítima com coping eficaz e observador passivo. O estudo analisa os fatores de desencadeamento e manutenção desses percursos, com impacto no desempenho escolar, bem como discute as implicações para a prevenção secundária e o diagnóstico diferencial.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61884
DOI10.24220/2318-0870v24n1a4245
ISSN2318-0870
Versão da editorahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4245
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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