Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74720

TítuloO ensino do piano em grupo para uma nova literacia musical
Autor(es)Pintão, Rui Pedro Soeiro Silva
Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEnsino de piano em grupo
Literacia musical
Ensino vocacional
Ensino genérico
Data2010
EditoraUniversidade Federal de Goiás (UFG)
CitaçãoPintão, R. e Vieira, M. H. (2010). O ensino do piano em grupo para uma nova literacia musical. In Actas do XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, pp. 1532 - 1542.
Resumo(s)Esta pesquisa via avaliar as potencialidades do ensino de piano em grupo para o desenvolvimento de uma nova literacia musical e Educação Musical com alunos do 1º ano do Ensino Básico em Portugal. O projecto será implementado num dos três ramos de ensino existentes, o ramo genérico, e nele pretende-se utilizar o ensino de piano em grupo na sala de aula, tratando-se de um contexto no qual as práticas de ensino instrumental em grupo são raras em Portugal. A pesquisa iniciar-se-á por uma descrição dos diferentes formatos de ensino e aprendizagem do piano. Será feita uma breve descrição do contributo de alguns professores e pedagogos e do impacto que tiveram na utilização do ensino de piano em grupo em diferentes momentos da história e em diferentes países. À entrada do 1º ano de escolaridade será seleccionada uma amostra por conveniência de crianças sem conhecimento musical formal prévio, sem recurso a teste de aptidões. Esta amostra participará num conjunto de actividades de ensino de piano em grupo implementadas por um professor participante na pesquisa e supervisionadas e avaliadas colaborativamente pelo investigador. A metodologia será de cariz qualitativo e de investigação-acção. Haverá uma articulação do saber prático do professor que participará na pesquisa e dos alunos com o saber teórico-prático do investigador. Finalmente serão analisados os dados coligidos através de notas de campo, observações e reflexões do grupo envolvido no projecto. Está prevista a aplicação de inquéritos e entrevistas a professores e pais dos alunos intervenientes.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74720
ISBN978-85-7745-611-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pintao e Vieira_2010_XIX ABEM Goiania_UFG.pdf261,02 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID