Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79944
Título: | Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância |
Autor(es): | Cunha, António Camilo Carvalho, Fátima Sofia Costa Galvão, Zenaide |
Palavras-chave: | Infância Brincar Literacia |
Data: | 2021 |
Editora: | EventQualia |
Citação: | Cunha, António Camilo; Carvalho, Fátima Sofia Costa & Galvão, Zenaide (2021). Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância. In C. Tomás; G. Trevisan; L. Dornelles; M. Sarmento & N. Fernandes (Ed), Atas Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança (SLBEC) (pp 72-84). https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ATAS_SLBEC_FINAL.pdf |
Resumo(s): | A narrativa aponta a importância do conhecimento teórico associado a um espírito de pesquisa - tomando como caminho o brincar, explorar e o descobrir – como formas de literacia. Este fato veio a constituir-se como uma demonstração de que é possível tornar o ato pedagógico na infância como um lócus de verdadeira educação, ao associar a intervenção pensada com a intervenção vivida e pesquisada. Este texto resulta de uma experiência no contexto de uma Prática Pedagógica, num jardim infantil. Talvez possamos dizer que a dimensão literacia assente nas suas manifestações e convocando outras linguagens experienciais – brincar, jogar, explorar, descobrir – podem ajudar a construir uma outra escola e uma outra educação nas suas dinâmicas materiais, espirituais e simbólicas. No campo educativo as experiências significativas são fundamentais. Neste projeto de intervenção foram realizadas algumas dimensões da literacia, materializadas/espiritualizadas no jogo das palavras e das sílabas, no ler e escrever histórias. As várias situações propostas através do brincar, explorar e descobrir permitiram que construíssemos uma narrativa experiencial. O desenvolvimento da autonomia, motivação, alegria, criação, iniciativa, empatia e colaboração, foram sementes verificadas |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79944 |
ISBN: | 978-989-53545-1-1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atas SLBEC Brincar.pdf | 11,63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons