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https://hdl.handle.net/1822/81446
Título: | Desafios e possibilidades do ensino de biodiversidade através do pensamento filogenético – resultados preliminares |
Autor(es): | Santana, Carolina M.B. Carvalho, Graça Simões de Franzolini, Fernanda |
Palavras-chave: | Diversidade dos seres vivos Árvores filogenéticas Cladogramas Ensino de biologia |
Data: | 2022 |
Editora: | Instituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) |
Citação: | Santana, C.M.B., Carvalho, G.S. & Franzolin, F. (2022) Desafios e possibilidades do ensino de biodiversidade através do pensamento filogenético – resultados preliminares. In: VI ENJIE (Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação) – Livro de Atas. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Insituto Politécnico de Leiria, p. 142-149. |
Resumo(s): | Muitas vezes, o ensino de Biologia apresenta um cenário de fragmentação e desconexão entre seus conteúdos. Assim, recomenda-se utilizar cladogramas para integrar o ensino sobre a biodiversidade. Tal abordagem pode ajudar a desenvolver um pensamento filogenético (do inglês, “tree thinking”), que compreende os seres vivos como parte de uma árvore evolutiva, sendo importante propiciar a formação de professores sobre este tema. Desta forma, o objetivo deste projeto é identificar e analisar as possibilidades e desafios presentes no ensino sobre a diversidade dos seres vivos através do pensamento filogenético, em: (1) pesquisas sobre ensino de Ciências e Biologia; (2) entrevistas com dez professores brasileiros e dez portugueses, atuantes do 6º ao 12º ano de escolarização, verificando a influência de seus contextos em seu conhecimento e suas práticas; (3) discussões e atividades realizadas no contexto de um curso de formação contínua com professores brasileiros, para compreender quais possibilidades e desafios são mobilizados neste contexto. Neste trabalho é discutido um recorte dos dados da revisão bibliográfica e de entrevistas com cinco professoras brasileiras. Realizou-se uma busca em plataformas acadêmicas pelos termos “tree thinking”, “cladogram” e “phylogenetic tree” e suas respectivas traduções em português e espanhol, focada em artigos com relação ao ensino sobre a temática, o que resultou em 43 trabalhos, que foram lidos, com foco na metodologia, resultados, discussão e conclusões, e posteriormente categorizados. As entrevistas estão a ser videogravadas, transcritas, e analisadas a partir de elementos de procedimentos para análise de dados qualitativos e a Análise de Conteúdo. Assim, a análise envolveu: imersão nos dados, definição da categorização e unidades de registro e de contexto, codificação e contagem. As atividades e discussões do curso de formação contínua também estão a ser transcritas, tabuladas e analisadas. Até o momento, foram obtidas categorias e subcategorias sobre possibilidades e desafios relacionados com o conteúdo (construção, interpretação e comparação de cladogramas), e com a dimensão pedagógica. Até o momento, a partir das entrevistas analisadas, percebe-se que todas as professoras reconhecem a representação, utilizam-na em sala de aula e compreendem sua importância. No entanto, desafios conceituais, curriculares e pedagógicos também são encontrados, sendo alguns destes também presentes na literatura da área. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81446 |
ISBN: | 978-989-9797-82-7 |
Versão da editora: | https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/7746 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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