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https://hdl.handle.net/1822/81845
Título: | Acompanhamento de crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central por meio de telerreabilitação: resultados preliminares |
Outro(s) título(s): | Follow-up of children with TPAC through tele rehabilitation: preliminary results |
Autor(es): | Vendruscolo, Vanissia Cruz-Santos, Anabela Cardoso, Fabricio Bruno |
Palavras-chave: | Telerreabilitação Transtorno do processamento auditivo central Reabilitação auditiva Telerehabilitation Central auditory processing disorder Auditory rehabilitation |
Data: | 2022 |
Editora: | Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS-UNIJUÍ) |
Revista: | Revista Contexto & Saúde |
Citação: | Cruz-Santos A, Vendruscolo V, Cardoso FB. Acompanhamento de crianças com transtorno do processamento auditivo central através de telerreabilitação. Rev Contexto & Saúde, 2022;22(46): e13330 |
Resumo(s): | A telerreabilitação é definida como o uso de um conjunto de recursos e tecnologias de informação e comunicação que possibilitam tratamento a distância. Com o avanço da tecnologia de extensa aplicabilidade, a telerreabilitação pode suprir ou minimizar as dificuldades em crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). O objetivo deste estudo consiste em comparar o desempenho das crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central por meio do uso do Programa de Treinamento Auditivo Cognitivo-PAC On-line, viabilizado na modalidade presencial e por intermédio da telerreabilitação (mediante uma plataforma WEB construída para o efeito) e seus contributos para um currículo adaptado às suas necessidades e dificuldades. A amostra foi composta por 23 crianças entre 7 e 9 anos de idade, com histórico de dificuldades escolares, 13 do Grupo I – telerreabilitação e 10 do Grupo II – treinamento auditivo acusticamente controlado em cabine, em 10 sessões de meia hora. Os testes utilizados foram PSI na condição MCI S/R -15, e DD, nas habilidades de integração e separação binaural. Pais responderam aos questionários QFisher. Os resultados evidenciam efetividade do treinamento auditivo cognitivo por meio da telerreabilitação, com desempenho equivalente ao treinamento auditivo neurocognitivo acusticamente controlado. O conteúdo da plataforma é eficaz para treinamento auditivo, tanto para treinamento auditivo acusticamente controlado quanto para telerreabilitação. O encurtamento das distâncias promovido pela telerreabilitação favorece tanto as pessoas que moram em regiões desprovidas de profissionais especialistas como aquelas que moram nas grandes cidades, favorecendo a frequência do treinamento auditivo e melhorando a aprendizagem escolar dos alunos. Telerehabilitation is defined as the use of a set of information and communication resources and technologies that enable remote treatment¹. With the advancement of technology of extensive applicability, telerehabilitation can supply or minimize the difficulties in children with Central Auditory Processing Disorder (CAPD). The objective of this study is to compare the performance of children with Central Auditory Processing Disorder through the use of the Cognitive Auditory Training Program-PAC Online, made possible in the face-to-face modality and through telerehabilitation (through a WEB platform built for this purpose), and their contributions to a curriculum adapted to their needs and difficulties. The sample consisted of 23 children between 7 and 9 years of age, with a history of school difficulties, 13 from Group I – telerehabilitation and 10 from Group II – acoustically controlled auditory training in a cabin, in 10 half-hour sessions. The tests used were PSI in the MCI S/R -15 condition, and DD, in the skills of binaural integration and separation. Parents responded to the QFisher questionnaires. The results show the effectiveness of cognitive auditory training through telerehabilitation, with performance equivalent to acoustically controlled neurocognitive auditory training. The platform content is effective for auditory training for both acoustically controlled auditory training and telerehabilitation. The shortening of distances promoted by telerehabilitation favors both people who live in regions without specialist professionals, as well as those who live in large cities, favoring the frequency of auditory training and improving students’ school learning. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81845 |
DOI: | 10.21527/2176-7114.2022.46.13330 |
ISSN: | 2176-7114 |
Versão da editora: | https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/13330 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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