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https://hdl.handle.net/1822/82563
Título: | Currículo: Mudanças transformadoras em tempos de (pós) pandemia. |
Autor(es): | Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Currículo Pós-pandemia Transformação Educação |
Data: | 25-Jan-2023 |
Editora: | Conselho Nacional de Educação |
Citação: | Pacheco, J.A. (2023). Currículo: Mudanças transformadoras em tempos de (pós) pandemia. In Conselho Nacional de Educação. In Conselho Nacional de Educação, Estado da Educação 2021 (pp. 340-355). Lisboa: Conselho Nacional da Educação (CNE). |
Resumo(s): | Qualquer análise do estado da educação apenas pode ser compreendida na diversidade de perspetivas assumidas por pessoas com responsabilidades distintas, em função do tempo, do espaço e dos projetos de educação e formação. Estas três últimas coordenadas definem aquilo a que se pode chamar currículo – essa permanente construção em torno do conhecimento – mais conhecido, na realidade portuguesa, por Desenvolvimento Curricular. A discussão teórico‑conceptual do currículo assume um carácter híbrido na sua relação com a didática geral, com a formação de educadores e professores e com áreas interdisciplinares da educação, em particular, e com as ciências sociais e humanas, em geral. Como área ou campo de conhecimento (Bourdieu, 2004), os Estudos Curriculares assumem uma discussão epistemológica em torno do conhecimento, destacando‑se os contributos da Administração, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia (Tyler, 1949; Young, 2010; Foucault, 2013; Pinar, 2007, 2013). Segundo Foucault (2013), o entendimento de um foco de experiência – entrando o currículo nessa asserção – está relacionado com formas de conhecimento, poder e subjetividade, ou seja, com conteúdos de projetos de educação e formação, com governamentalidades ou processos de gestão e com modos de subjetivação que conferem sentido à educação. Assim, neste texto, analisamos tempos de currículo marcados pela discussão teórico‑conceptual, numa revisão do estado da arte dos Estudos Curriculares e num percurso através de paradigmas e teorias curriculares, e analisamos, em Portugal, a arquitetura curricular para a educação básica através de uma leitura interpretativa à luz das políticas educativas e curriculares, sem descurar uma análise do currículo em tempos de pandemia e pós‑pandemia. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82563 |
ISSN: | 1647-8541 |
Versão da editora: | https://www.cnedu.pt/content/EE2021/EE2021-Web_site.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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