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TítuloCurrículo: Mudanças transformadoras em tempos de (pós) pandemia.
Autor(es)Pacheco, José Augusto
Palavras-chaveCurrículo
Pós-pandemia
Transformação
Educação
Data25-Jan-2023
EditoraConselho Nacional de Educação
CitaçãoPacheco, J.A. (2023). Currículo: Mudanças transformadoras em tempos de (pós) pandemia. In Conselho Nacional de Educação. In Conselho Nacional de Educação, Estado da Educação 2021 (pp. 340-355). Lisboa: Conselho Nacional da Educação (CNE).
Resumo(s)Qualquer análise do estado da educação apenas pode ser compreendida na diversidade de perspetivas assumidas por pessoas com responsabilidades distintas, em função do tempo, do espaço e dos projetos de educação e formação. Estas três últimas coordenadas definem aquilo a que se pode chamar currículo – essa permanente construção em torno do conhecimento – mais conhecido, na realidade portuguesa, por Desenvolvimento Curricular. A discussão teórico‑conceptual do currículo assume um carácter híbrido na sua relação com a didática geral, com a formação de educadores e professores e com áreas interdisciplinares da educação, em particular, e com as ciências sociais e humanas, em geral. Como área ou campo de conhecimento (Bourdieu, 2004), os Estudos Curriculares assumem uma discussão epistemológica em torno do conhecimento, destacando‑se os contributos da Administração, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia (Tyler, 1949; Young, 2010; Foucault, 2013; Pinar, 2007, 2013). Segundo Foucault (2013), o entendimento de um foco de experiência – entrando o currículo nessa asserção – está relacionado com formas de conhecimento, poder e subjetividade, ou seja, com conteúdos de projetos de educação e formação, com governamentalidades ou processos de gestão e com modos de subjetivação que conferem sentido à educação. Assim, neste texto, analisamos tempos de currículo marcados pela discussão teórico‑conceptual, numa revisão do estado da arte dos Estudos Curriculares e num percurso através de paradigmas e teorias curriculares, e analisamos, em Portugal, a arquitetura curricular para a educação básica através de uma leitura interpretativa à luz das políticas educativas e curriculares, sem descurar uma análise do currículo em tempos de pandemia e pós‑pandemia.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82563
ISSN1647-8541
Versão da editorahttps://www.cnedu.pt/content/EE2021/EE2021-Web_site.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

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