Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84108
Título: | PAC e adaptação curricular: o que os professores precisam conhecer |
Autor(es): | Vendruscolo, Vanissia Cruz-Santos, Anabela Morgado, José Carlos |
Data: | 2023 |
Editora: | Artesã |
Resumo(s): | [Excerto] A comunicação entre fonoaudiólogos e educadores e os benefícios dos encaminhamentos com diagnóstico precoce é de fundamental importância nas séries acadêmicas iniciais. Considerando a diversi-dade dos bancos escolares, torna-se fundamental que parcerias ocor-ram, na tentativa de proporcionar um processo de ensino-aprendi-zagem cada vez mais dinâmico e que atenda às demandas de cada criança (Bello et al., 2012). É neste contexto de necessidades educativas especiais que abordare-mos neste capítulo a importância do apoio mútuo entre professores e fonoaudiólogos, a fim de construir reflexões e ações em conjunto por meio da educação inclusiva, na tentativa de proporcionar um proces-so de ensino-aprendizagem cada vez mais dinâmico, e que atenda às necessidades das crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). Há um consenso geral de que as habilidades de percepção auditiva influenciam o desenvolvimento da linguagem, e que pode ser difícil separar a influência das habilidades auditivas e de linguagem no que diz respeito às demandas acadêmicas (Richard, 2012). Dessa forma, o Transtorno do Processamento Auditivo Central pode levar a gerar ou estar associado a dificuldades em funções da linguagem, aprendizagem e/ou comunicação de ordem superior (ASNA, 2010). […] |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84108 |
ISBN: | 978-85-7074-073-1 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vendruscolo et al 2023 Capitulo de livro.pdf | 351,7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |