Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84509
Título: | Formação de professores de Nampula em atividades experimentais com materiais de fácil acesso sobre a conservação de alimentos |
Autor(es): | Azevedo, Manecas Mafra, Paulo Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Ensino experimental Material de fácil acesso |
Data: | 2022 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Azevedo, M., Mafra, P. & Carvalho, G.S. (2022) Formação de professores de Nampula em atividades experimentais com materiais de fácil acesso sobre a conservação de alimentos. In: Anastácio, Z., Winkelmann, E.R. & Carvalho, G.S. (Orgs.) 9º CIS Congresso Internacional em Saúde (CISaúde-2022) – Investigação, Humanização e Superação (livro de resumos). Braga: CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, p.23-24 |
Resumo(s): | Introdução: o ensino experimental das ciências é importante para as aprendizagens, pelo que os professores de ciências do Ensino Secundário Geral (ESG) de Moçambique precisam de formação adequada e do uso de materiais de fácil acesso. Objetivos Objetivo: promover atividades experimentais de microbiologia no ESG, particularmente na formação de professores no tema “Observação de esporos de fungos”. Metodologia: Método: desenvolveram-se atividades experimentais de microbiologia, baseadas no programa e manual escolar da 11ª classe do ESG, utilizando materiais de fácil acesso para a elaboração de guiões para o professor e para o aluno. Tais atividades e guiões foram validados por 10 professores de Biologia do ESG de Nampula, em sessões de formação. Resultados: Resultados: os professores colocaram pão seco e pão húmido em sacos de plástico durante 8 dias. O pão humedecido apresentou grande densidade de fungos negros. Conclusões: Os professores confirmaram que as atividades são adequadas aos alunos da 11ª classe e que o material usado pode ser encontrado facilmente no contexto local, tendo ainda concluído que esta formação irá ter impacto positivo nas suas aulas, em Nampula. |
Tipo: | Comunicação oral |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84509 |
ISBN: | 978-972-8952-81-5 |
Versão da editora: | http://eventos.ciec-uminho.org/9cis/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
9CIS_p23-24_ProfsNampula.pdf | 277,78 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons