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TítuloMediação e convivência nos contextos educativos: Socialização e (Trans) formação em ação para uma educação de qualidade
Autor(es)Cunha, Sílvia Marina Silva
Silva, Ana Maria Costa e
Torrego, Juan Carlos
Palavras-chaveMediação
Convivência
Educação de qualidade
(Trans)formação
Data2023
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitaçãoCunha, S., Silva, A. M. C., & Torrego, J. C. (2023). Mediação e convivência nos contextos educativos: Socialização e (trans) formação em ação para uma educação de qualidade. In A. M. C. Silva, P. Guiomar, S. Cunha & I. Macedo (Eds.), (Re)Pensar a formação em mediação: Contributos nacionais e internacionais, pp. 181–201 . UMinho Editora. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.78.13
Resumo(s)No contexto escolar, indivíduos com caraterísticas distintas interagem e convivem. Dessa convivência podem resultar conflitos que afetem o quotidiano escolar e as pessoas que nele estão envolvidas. A escola deve reconhecer o seu papel nestas in-terações e promover iniciativas que respondam, preventivamente, a estas situações. Com o objetivo de se compreender os contributos dos programas de convivência e mediação, progressivamente implementados nas escolas, realizou-se uma investi-gação utilizando procedimentos de recolha de dados quanti-qualitativos em dois contextos educativos formais de dois países: Portugal e Espanha. Para o efeito, foi construído e aplicado um questionário a alunos, encarregados de educação e pro-fessores. Neste trabalho apresentam-se aspetos teóricos sobre o tema, bem como alguns resultados preliminares obtidos através do questionário. Os participantes na investigação reconhecem a importância de a escola trabalhar (a par dos saberes cognitivos) a convivência, bem como o contributo da mediação para a promoção de uma educação de qualidade e de um maior sentido de justiça na escola. Os resul-tados apontam também para a importância de um plano de convivência dotado de estratégias de mediação para o desenvolvimento de habilidades relacionais, e o diá-logo cooperativo e a mediação são as estratégias mais valorizadas pelos inquiridos para garantir uma boa convivência na escola.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87213
e-ISBN978-989-9074-15-6
DOI10.21814/uminho.ed.78.13
Versão da editorahttps://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/78
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
UMinho Editora - Capítulos de livros

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