Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87234

TítuloEvolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes
Outro(s) título(s)Evolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions
Autor(es)Santana, Carolina Maria Boccuzzi
Calegari, Andreia dos Santos
Soares, João Paulo Reis
Almeida, Ester Aparecida Ely de
Jorge, Jéssica
Carvalho, Graça S.
Franzolini, Fernanda
Palavras-chaveLivros didáticos
Evolução biológica
Manuais escolares
Concepções dos estudantes
Adaptação
Adaptation
Textbooks
Biological evolution
Student conceptions
Student interests
Data2023
EditoraUniversidade Federal do Pará (UFPA)
RevistaAmazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
CitaçãoSantana, C.M.B., Calegari, A.S., Soares, J.P.R., Almeida, E.A.E., Jorge, J., Carvalho, G.S. & Franzolini, F. (2023). Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes [Evolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions] Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática, 19 (42), 270-299
Resumo(s)Sendo o conhecimento de evolução central à compreensão da biodiversidade, este trabalho pretendeu compreender: (i) os interesses dos estudantes sobre evolução biológica; (ii) suas explicações para as diferenças e semelhanças entre os seres vivos; e (iii) como os materiais didáticos exploram as questões relacionadas às adaptações. Para a seleção de estudantes, utilizou-se o critério da máxima variação. A coleta se deu por questionários, entrevistas e matriz de registro para os livros. Os estudantes compreendem o papel do ambiente à caracterização da biodiversidade, mas apresentam explicações finalistas e teleológicas. Os materiais didáticos podem representar a conexão entre os organismos e suas adaptações; porém, é preciso não fomentar uma abordagem teleológica e a-histórica. Ademais, os estudantes demonstram interessem em estudar diferentes aspectos sobre evolução, que podem auxiliar a contextualizar o conhecimento de biodiversidade em futuros materiais didáticos.
Since knowledge about evolution is central to understanding biodiversity, this paper aimed to understand: (i) students' interests in biological evolution; (ii) their explanations for the differences and similarities among organisms; and (iii) how the didactic materials they use explore issues related to adaptations. Students were sampled through of maximum variation criterion. Data were collected through questionnaires, semi-structured interviews, and a matrix for recording the attributes identified in textbooks. The results indicate that students understand that the environment plays a role in biodiversity, but they present teleological and finalist explanations. Textbooks can present the connection between organisms and their adaptations; however, it is essential to avoid promoting a teleological and ahistorical approach. Furthermore, students demonstrate an interest in studying evolution, which may help contextualize biodiversity knowledge in future didactic materials.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87234
e-ISSN2317-5125
Versão da editorahttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14594
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Amazonia_BiodiversLivrosDidaticos.pdf209,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID