Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/87234
Título: | Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes |
Outro(s) título(s): | Evolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions |
Autor(es): | Santana, Carolina Maria Boccuzzi Calegari, Andreia dos Santos Soares, João Paulo Reis Almeida, Ester Aparecida Ely de Jorge, Jéssica Carvalho, Graça S. Franzolini, Fernanda |
Palavras-chave: | Livros didáticos Evolução biológica Manuais escolares Concepções dos estudantes Adaptação Adaptation Textbooks Biological evolution Student conceptions Student interests |
Data: | 2023 |
Editora: | Universidade Federal do Pará (UFPA) |
Revista: | Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas |
Citação: | Santana, C.M.B., Calegari, A.S., Soares, J.P.R., Almeida, E.A.E., Jorge, J., Carvalho, G.S. & Franzolini, F. (2023). Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes [Evolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions] Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática, 19 (42), 270-299 |
Resumo(s): | Sendo o conhecimento de evolução central à compreensão da biodiversidade, este trabalho pretendeu compreender: (i) os interesses dos estudantes sobre evolução biológica; (ii) suas explicações para as diferenças e semelhanças entre os seres vivos; e (iii) como os materiais didáticos exploram as questões relacionadas às adaptações. Para a seleção de estudantes, utilizou-se o critério da máxima variação. A coleta se deu por questionários, entrevistas e matriz de registro para os livros. Os estudantes compreendem o papel do ambiente à caracterização da biodiversidade, mas apresentam explicações finalistas e teleológicas. Os materiais didáticos podem representar a conexão entre os organismos e suas adaptações; porém, é preciso não fomentar uma abordagem teleológica e a-histórica. Ademais, os estudantes demonstram interessem em estudar diferentes aspectos sobre evolução, que podem auxiliar a contextualizar o conhecimento de biodiversidade em futuros materiais didáticos. Since knowledge about evolution is central to understanding biodiversity, this paper aimed to understand: (i) students' interests in biological evolution; (ii) their explanations for the differences and similarities among organisms; and (iii) how the didactic materials they use explore issues related to adaptations. Students were sampled through of maximum variation criterion. Data were collected through questionnaires, semi-structured interviews, and a matrix for recording the attributes identified in textbooks. The results indicate that students understand that the environment plays a role in biodiversity, but they present teleological and finalist explanations. Textbooks can present the connection between organisms and their adaptations; however, it is essential to avoid promoting a teleological and ahistorical approach. Furthermore, students demonstrate an interest in studying evolution, which may help contextualize biodiversity knowledge in future didactic materials. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87234 |
e-ISSN: | 2317-5125 |
Versão da editora: | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14594 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amazonia_BiodiversLivrosDidaticos.pdf | 209,09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons