Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8898

TítuloA argumentação e a educação em ciências para a cidadania : qualidade de argumentos produzidos por alunos do 9º ano sobre o efeito estufa
Autor(es)Lima, Tânia Filipa Almeida da Silva
Orientador(es)Leite, Laurinda
Data18-Jul-2008
Resumo(s)A importância do desenvolvimento nos alunos da competência de argumentação é salientada pelos documentos reguladores da Educação em Ciências e apoiada por diversos trabalhos de investigação, muitos deles baseados nas perspectivas de Toulmin. A importância atribuída a estas competências justifica-se pelo seu contributo para a compreensão de conteúdos científicos, para o desenvolvimento de competências investigativas e epistemológicas e para a preparação dos alunos para uma futura participação activa, crítica e fundamentada em processos de tomada de decisão face a assuntos complexos de cariz socio-científico. Um desses assuntos, complexo para os alunos, o cidadão comum e os cientistas, é o Efeito Estufa. Este estudo visou caracterizar a qualidade argumentativa, escrita, de alunos do 9º ano sobre o Efeito Estufa. Os dados foram recolhidos através de um questionário, tipo teste de conhecimentos, que foi ministrado a 90 alunos de duas escolas da Região Autónoma da Madeira. A análise de dados baseou-se no esquema de argumentação proposto por Toulmin e na identificação de elementos e sequências argumentativas presentes nas respostas dos alunos. Os resultados da investigação revelaram que a maior parte dos alunos foi capaz de produzir argumentos alicerçados em diferentes tipos de fundamentos (principalmente, socio-económicos e científico-tecnológicos), quando não lhes foram disponibilizadas informações teóricas e empíricas, e de produzir argumentos com validade formal (ou seja, argumentos que incluem Dados, Justificações e Conclusão), mas, apenas, quando avaliou um estudo realizado por um cientista. Contudo, muitos deles não conseguiram identificar os Dados e/ou as limitações de um estudo e não utilizaram nem Refutações nem Qualificadores modais nos seus argumentos. Além disso, a análise da relação entre a estrutura formal dos argumentos e o aproveitamento escolar em Língua Portuguesa e em Ciências Físico-Químicas sugere uma associação entre aquela variável e o aproveitamento em cada uma destas disciplinas, de tal modo que os alunos que apresentam argumentos de maior qualidade formal também apresentam melhor aproveitamento escolar naquelas disciplinas. Os resultados do estudo sugerem que a argumentação deve ser alvo de uma maior atenção na Educação em Ciências, especialmente no ensino básico, de modo a serem cumpridas as orientações curriculares a este respeito e a promover o desenvolvimento de competências argumentativas relevantes para o dia-a-dia de qualquer cidadão que viva em sociedades democráticas.
The Portuguese National Curriculum as well as other official documents emphasise the development of students’ argumentation in low secondary school. This emphasis is consistent with the results of several research studies most of them informed by Toulmin’s perspectives. The importance of the argumentation competence lies on its contribution to the understanding science contents, the development of research an epistemological competences and the preparation of students to participate actively, critically and consciously on decision making processes focusing on complex socio-scientific issues in their future lives. One of the socio-scientific issues that are complex for students, citizens and scientists is the Greenhouse Effect. This research study aims at characterizing the quality of written arguments produced by 9th grade students on the Greenhouse Effect. Data were collected by means of an achievement test-like questionnaire from 90 students coming from two schools in the Madeira Island. Data Analysis was based on Toulmin’s argument structure as well as on the identification of argument elements and sequences of elements included in students’ answers. The research results suggest that the majority of the students were able to produce arguments based on the different types of backings (mainly socio-economic and scientific-technological backings) when they were not given theoretical and empirical pieces of information. Only when they were asked to evaluate a study carried out by a scientist, were they able to produce valid arguments from a formal point of view that is, arguments including Data, Warrants, and Claims. However, many of them were unable to identify Data and/or limitations of the study and they used neither Rebuttal nor Modal Qualifiers in the arguments they built when evaluating the study. In addition, the analysis of the relationship between the arguments formal structure and the students’ achievement in Portuguese Language and in physical Sciences indicates that a positive relationship may exist between the former variable and each one of the latter variables. Thus, the research results suggest that argumentation should deserve more attention in Science Education, especially in low secondary school, if curriculum orientations concerned with this issue are to be fulfilled at this level of schooling and if relevant competences within a Science Education for Citizenship perspective are to be put into practice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8898
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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