Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89097

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSapage, Sara Pereirapor
dc.contributor.authorCruz-Santos, Anabelapor
dc.contributor.authorAbreu, Pascale Engel depor
dc.date.accessioned2024-02-27T15:26:14Z-
dc.date.available2024-02-27T15:26:14Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/89097-
dc.description.abstractA pandemia por COVID-19 levou a medidas de mitigação por todo o mundo. As quarentenas, encerramento de escolas e o distanciamento social permitiram a minimização da transmissão do vírus. No entanto, o prolongado isolamento social e encerramento das escolas podem ter influenciado o bem-estar emocional e na aprendizagem das crianças. Existe uma lacuna na investigação quanto ao efeito desta pandemia nas crianças em idade pré-escolar. Deste modo, o presente estudo pretende explorar as experiências de aprendizagem e as perceções de bem-estar das crianças entre os 4 e os 6 anos de idade, de língua portuguesa, durante a pandemia por COVID-19. O instrumento de recolha de dados foi adaptado da versão portuguesa do Questionário COVID-kids (Kirsch et al., 2020) desenvolvido por uma equipa multilingue da Universidade do Luxemburgo para crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos. No Questionário COVID-PreKids, a aplicação e tipo de resposta foram adaptadas ao nível de desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar. A amostra é assim constituída por 550 crianças de 4, 5 e 6 anos de idade, residentes em Portugal. As restrições e alterações das rotinas durante a pandemia influenciaram as crianças ao nível do seu bem-estar e desenvolvimento global. Este estudo permitiu verificar que os níveis de felicidade durante o período de coronavírus diminuíram comparativamente ao período pré-pandemia.por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F138797%2F2018/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCOVID 19por
dc.subjectBem -estar subjetivopor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.titleAs experiências e perceções de bem-estar das crianças de idade pré-escolar durante a pandemia por COVID- 19por
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/34553por
oaire.citationStartPage701por
oaire.citationEndPage716por
oaire.citationConferencePlaceCorunha, Espanhapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationActas del XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogíapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
sapage et al 2023.pdf1,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID