Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/943

TítuloE-learning : contribuição para o ensino de design têxtil
Autor(es)Dias, Emanuel
Data2004
Resumo(s)Pretendemos com este estudo contribuir para aprendizagens significativas no domínio do Design Têxtil, aproximando-o das potencialidades inerentes aos sistemas de construção do conhecimento. Abordamos as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como utensílios pedagógicos incontornáveis, pela capacidade que têm de transmitir informação e de permitir a comunicação entre pessoas, servindo-se da conjugação de imagens, texto, sons e vídeo numa plataforma interactiva. Atendemos ao avanço dessas tecnologias educativas que provavelmente serão o veículo para a génese de um novo paradigma educativo. Exploramos também o conceito de Design e a importância do mesmo no âmbito do processo de aprendizagem. O presente trabalho, evidencia o e-learning e a integração do Design Têxtil neste processo de ensino/aprendizagem, assunto com escassa presença até hoje na web em Português. Apresentamos um aplicativo web, como ferramenta de apoio à aprendizagem presencial do Design Têxtil. A construção e desenvolvimento da aplicação sustentou-se numa perspectiva pedagógico/didáctica, conjugando sempre o conteúdo da pesquisa com as características próprias de um ambiente e-learning. Submetemos o aplicativo a um teste e avaliação dividido em duas fases: na primeira fase definimos e propomos tarefas para um teste de usabilidade; na segunda fase submetemos o aplicativo a uma análise gráfica do interface, com base em critérios pré-estabelecidos. Em ambas as fases aplicámos um questionário com o intuito de diagnosticar o nível de satisfação dos utilizadores. Este estudo evidencia a dificuldade inerente à conformação de opiniões relativamente à concepção e usabilidade do interface. Contudo as conclusões revelam que o aplicativo b-designtextil, em condições normais de funcionamento, constituiu uma ferramenta geradora de aquisições significativas em Design Têxtil.
With this study we intend to contribute for a significant learning in Textile Design domain; approaching the potentialities inherent to systems of knowledge construction. We approach the technology of information and communication (TIC) as inevitable pedagogic utensils, for it’s capacity of transmission of information and for allowing communication between people, using the conjugation of images, text, sound and video on a interactive platform. We consider the advance of these educative technologies that are likely the vehicle for a genesis of a new educative paradigm. We also explore the concept of design and it’s importance in the learning process ambit. This work, evidences the e-learning and the integration of textile design in the teaching / learning process; a subject that lacks presence to this day in Portuguese, on the web. We present a web application, as a tool to support the attended learning of Textile Design. The construction and development of this application is supported on a pedagogic/didactics perspective, always associating the contents in the search with the own characteristics of a e-learning environment. The application was subjected to a test and valuation divided in two stages: on the first stage, we define and propose tasks for a usage test, on the second stage the application was subjected to a graphic analysis of criteria. To both stages we applied a questionnaire intended to diagnose the level of satisfaction of the user. This study evidences the difficulty inherent from resigned opinions towards the conception and function of the interface; however the conclusions reveal that the application b-designtextil, in normal working conditions, may be a tool generator of significant acquisitions in Textile Design.
TipoDissertação de mestrado
URIhttps://hdl.handle.net/1822/943
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
capa_tese.jpg46,68 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
versocapa.jpg577,25 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
AnexoII.pdf304,39 kBAdobe PDFVer/Abrir
AnexoIII.pdf27,52 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos1.pdf3,67 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos2.pdf63,54 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos.pdf3,69 MBAdobe PDFVer/Abrir
AnexosIV.pdf18,07 kBAdobe PDFVer/Abrir
AnexosVII.pdf13,2 kBAdobe PDFVer/Abrir
AnexoV.pdf18,67 kBAdobe PDFVer/Abrir
AnexoVI.pdf23,64 kBAdobe PDFVer/Abrir
capa anexos.pdf13,9 kBAdobe PDFVer/Abrir
entrada.pdf173,42 kBAdobe PDFVer/Abrir
resumo.pdf23,22 kBAdobe PDFVer/Abrir
tese_concluida.pdf3,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID