Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25318

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, José António-
dc.contributor.authorJesus, Diana Sofia-
dc.date.accessioned2013-09-26T11:05:57Z-
dc.date.available2013-09-26T11:05:57Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25318-
dc.description.abstractNo contexto do aprofundamento da temática da estocástica preconizado nos programas escolares de muitos países, entre os quais se encontra Portugal, neste trabalho estudam-se as ideias sobre equivalência estocástica de estudantes recém-ingressados na universidade no curso do 1º ciclo conducente a cursos do 2º ciclo de formação de futuros educadores e professores do ensino básico. Participaram no estudo 79 estudantes da Licenciatura em Educação Básica de uma universidade do norte de Portugal, que foram confrontados com várias situações de equivalência estocástica apresentadas na forma de questionário. As resoluções escritas dos alunos foram analisadas a partir das respostas selecionadas pelos estudantes na parte de escolha múltipla e da codificação dos argumentos por eles apresentados para justificarem a escolha efetuada. Em termos de resultados, em geral, obtiveram-se percentagens elevadas (sempre superiores a 50%) de seleção das respostas corretas nas diferentes situações apresentadas. Contudo, na grande maioria dos casos, a seleção dessas respostas é baseada em argumentos pouco consistentes ou mesmo inválidos, como seja afirmar a equiprobabilidade em experiências compostas a partir da equiprobabilidade em experiências em simples, concluir a equiprobabilidade a partir da enumeração incompleta dos casos favoráveis e/ou possíveis ou repetir no todo ou em parte o próprio enunciado.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleIdeias sobre equivalência estocástica de estudantes futuros educadores e professores do ensino básicopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate11 - 13 Set. 2013por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage4596por
oaire.citationEndPage4611por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
sdum.conferencePublicationXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2013 CIG-PP.pdfDocumento principal1,54 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID