Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27093
Título: | As aulas de matemática com alunos com deficiência auditiva : perspetivas de uma professora e uma intérprete |
Autor(es): | Tinoco, Joana Margarida Martinho, Maria Helena Santos, Anabela Cruz dos |
Palavras-chave: | Matemática Comunicação matemática Deficiência auditiva |
Data: | 2013 |
Editora: | Associação de Professores de Matemática (APM) |
Resumo(s): | O abraçar da inclusão colocou vários alunos, que até então se encontravam, na sua maioria, em instituições próprias, na escola regular. Criaram-se escolas de referência para determinadas necessidades educativas especiais (NEE) e tentou-se proporcionar condições para a existência de uma igualdade de oportunidades plena. Com este artigo, pretende-se fazer uma reflexão sobre as perspetivas que uma professora de matemática, a lecionar numa escola de referência para o ensino bilingue, a quem foi atribuída uma turma de alunos com deficiência auditiva (DA), e da intérprete que a acompanhou durante a lecionação dessas aulas, possuem sobre a comunicação com alunos com DA nas aulas de matemática, o papel da intérprete de língua gestual portuguesa (LGP) e as tarefas matemáticas e atividade do aluno. Esta reflexão teve por base entrevistas realizadas à professora e à intérprete e realçam uma grande proximidade relativamente às conclusões de estudos existentes. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27093 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
S4-C7-Tinoco.pdf | 18,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |