Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34598

TítuloPromover a articulação curricular através de processos de contextualização
Autor(es)Morgado, José Carlos
Leite, Carlinda
Fernandes, Preciosa
Mouraz, Ana
Data2013
EditoraUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
Resumo(s)Partindo da ideia de que a diversidade que hoje carateriza as escolas portuguesas e as salas de aula, bem como as conceções do que é ensinar e educar, interpelam a fazer dos processos de ensino-aprendizagem momentos dinâmicos e criativos e a fazer dos alunos protagonistas das suas aprendizagens, a articulação e a contextualização do currículo configuram-se como uma das vias propícias para esses efeitos. O texto que a seguir se apresenta incide sobre essas temáticas e enquadra-se num projeto de investigação em curso, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sendo um dos seus objetivos verificar até que ponto os processos de contextualização promovem e/ou facilitam a articulação curricular. Os resultados indiciam que os professores, embora não distingam estes conceitos e nem usem muito no seu vocabulário a expressão contextualização curricular, recorrem, nas suas práticas, a processos que os têm por base, e que o fazem quanto melhores são as suas condições de decisão curricular.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em "Formação profissional : investigação educacional sobre teorias, políticas e práticas : atas do XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE", ISBN 978-989-8272-17-1
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34598
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
02. Promover a AC através da Contextualização (AFIRSE, 2013).pdf
Acesso restrito!
714,5 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID