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dc.contributor.authorCerqueira, Carla Preciosa Bragapor
dc.date.accessioned2015-11-05T17:34:05Z-
dc.date.available2015-11-05T17:34:05Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.isbn978-989-20-5095-9por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/38012-
dc.description.abstract(Excerto) É indiscutível o poder que os meios de comunicação social têm como agentes de produção das representações e práticas que definem o género (van Zoonen, 1994). “Os meios de comunicação de massa são, sem dúvida, um dos lugares sociais e políticos de construção de identidades. Por eles perpassam e constroem-se definições e ideologias de diferentes grupos etários, étnicos, de classe, de cultura e de sexo” (Silveirinha, 2004b: 9). Claro que as representações mediáticas resultam da confluência de produtos culturais, audiências, instituições mediáticas e da própria sociedade. Portanto, “as representações nos media e os discursos de género ganham forma no seio de contextos socioeconómicos que têm que ser eles mesmos analisados e compreendidos” (Gallagher, 2006: 22). Neste campo, diversos estudos apontam para o facto de o jornalismo continuar a ser uma prática genderizada (e.g. Álvares, 2006; Byerly & Ross, 2006; Carter & Steiner, 2004; Carter, 2005; Cerqueira, 2008, 2009, 2012; Gallagher, 1981, 2001, 2006; Gallego, 2013; Gill, 2007; Ross, 2009; Silveirinha, 2004a, 2004b; Tuchman, 1979; van Zoonen, 1994). Contudo, este tem também um enorme poder de resistência e transformação das práticas e políticas hegemónicas. Na mesma linha, Esteves (2003: 93) refere que os media tanto se apresentam como “dispositivos de administração e controlo” como de “resistência social”. Portanto, tendo por base os estudos referidos neste campo de investiga- ção consideramos fundamental apontar algumas pistas no sentido de ultrapassar possíveis tensões existentes no dia-a-dia do trabalho jornalístico, bem como incrementar uma informação promotora de igualdade de género, ou seja, mais justa e inclusiva.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMeios de comunicação socialpor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.titleTrilhando caminhos para uma informação jornalística mais inclusivapor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttp://www.apem-estudos.org/pt/files/2015-06/e_book_Mulheres_e_Media.pdfpor
oaire.citationStartPage29por
oaire.citationEndPage34por
oaire.citationTitleMulheres e Mediapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.bookTitleMulheres e Mediapor
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

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