Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/4411
Título: | "Ser" aluno: o segredo do "ser" professor |
Autor(es): | Alves, José Ferreira Gonçalves, Óscar F. |
Palavras-chave: | Aluno Praxis educativa Pós-modernismo Narrativa |
Data: | 1997 |
Editora: | Universidade de Évora. Departamento de Pedagogia e Educação |
Citação: | PATRÍCIO, Manuel Ferreira, coord. – “A componente de psicologia na formação de professores e outros agentes educativos : actas do VI Seminário Nacional…, Évora, 1997”. Évora : Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, 1997. |
Resumo(s): | Ser aluno, é mais do que a denominação para o destinatário final de um sistema educativo. É também uma categorização carregada de significados sociais e culturais que ultrapassa em muito aquilo que habitualmente designa. É um conceito que interfere e regula o nosso pensamento e as nossas acções mais privadas. Na nossa cultura e na nossa sociedade, ser aluno ainda é uma espécie de moratória, de um período de baixo estatuto epistemológico, para um período de autonomia, auto-suficiência e conhecimento. Neste artigo, depois de desconstruir este conceito, defenderemos o ponto de vista de que o ser aluno é a atitude permanente mais adaptativa para viver o estatuto de docente, nesta era a que já muitos autores rotularam de pós-moderna. Enfatizaremos o poder transformacional e revolucionário que a condição de aluno pode trazer para todo o sistema educativo, nomeadamente na prática educativa. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/4411 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ser aluno-o segredo do prof.pdf | documento principal | 35,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |