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TítuloA candidatura ao ensino superior como estratégia de distinção simbólica: as escolhas dos estudantes distinguidos por mérito escolar no ensino secundário
Autor(es)Borges, Germano José Conceição Pinto
Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveExcelência académica
Recompensa do mérito escolar
Percursos estudantis
Candidatura ao ensino superior
Data2017
CitaçãoBorges, Germano & Torres, Leonor L. (2017). A candidatura ao ensino superior como estratégia de distinção simbólica: as escolhas dos estudantes distinguidos por mérito escolar no ensino secundário. In J. Machado (Coord.), C. Palmeirão, I. Cabral, I. Batista, J. Azevedo, J. M. Alves & M. C. Roldão. Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do II Seminario Internacional. Porto: Faculdade de Educacão e Psicologia – Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa, pp. 450-467.
Resumo(s)As cerimónias públicas de distinção constituem, na atualidade, uma prática medrante na escola pública portuguesa, com especial proeminência no ensino secundário. O corpo normativo das instituições escolares está trespassado por um extenso léxico de mecanismos de distinção que visam fundamentalmente premiar os resultados dos estudantes. Quadros de excelência, bolsas de mérito, louvores de mérito, menções de mérito, certificados de mérito, menções de excelência, menções honrosas, títulos de mérito, diplomas de mérito, diplomas de louvor, quadros de honra, são alguns dos exemplos de diferentes nomenclaturas para um único propósito, o de recompensar o mérito escolar. Este cenário performativo é enformador dos percursos estudantis, sobretudo entre aqueles que frequentam as áreas científicas de acesso aos cursos mais prestigiados no ensino superior. A análise aos resultados do concurso nacional de acesso entre 2012 e 2016, tornam manifesto um perfil de candidatura condizente com o modelo estratégico da distinção simbólica (Balsa et al., 2001), e que se traduz na efetivação por parte dos estudantes distinguidos (n=342) de determinadas escolhas (sistema de ensino; ciclo de ensino; instituição de ensino; área de estudos; curso superior), reveladoras de estratégias que visam a acumulação de capital simbólico no intento de dar amplificação à possibilidade de um estatuto privilegiado no futuro.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48285
ISBN978-989-99486-8-6
Versão da editorahttp://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/docs/II_SIE_Atas_FINAL_web.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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