Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50246

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCasa-Nova, Maria Josépor
dc.contributor.authorParente, Raimundo Nonato Camelopor
dc.date.accessioned2018-02-09T09:52:15Z-
dc.date.available2018-02-09T09:52:15Z-
dc.date.issued2017-10-02-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/50246-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Sociologia da Educação)por
dc.description.abstractA maioria dos alunos brasileiros são segregados segundo a hierarquia dos tipos de escolas. Normalmente as escolas públicas acolhem os filhos de famílias sem capital econômico e cultural na acepção de Pierre Bourdieu e carecem de infraestruturas adequadas, enquanto as escolas privadas, com boas infraestruturas e bem equipadas, são escolha das famílias detentoras de capital econômico e cultural para colocar seus filhos. Com efeito, as escolas privadas formam os melhores alunos para ingressarem nos cursos de maior prestígio das universidades brasileiras. Porém, existem os Institutos Federais que oferecem o ensino médio integrado articulado com o ensino técnico e que são escolas públicas com reconhecida qualidade que nada lembra o padrão tradicional de escola pública no Brasil. Por lei, estes Institutos reservam uma cota de 50% das vagas para filhos de família de baixa renda, e, dentro daquela, uma sub cota para minorias. As vagas relativas aos outros 50%, de livre concorrência, são majoritariamente ocupadas por alunos oriundos de escolas privadas. Exemplo raro de escola pública onde é possível interagir famílias com capital econômico e social tão distintas representando melhor a realidade social brasileira. Esta tese apresenta um estudo desenvolvido no Instituto Federal no estado do Rio Grande do Norte no campus central da cidade de Natal, onde, entre outros objetivos, procurou-se identificar os efeitos do capital econômico, social e cultural no sucesso escolar dos alunos. Foi selecionada a turma com entrada de 2012 do curso técnico de administração para o estudo de caso, com isso, foi acompanhada por três anos letivos (2013, 2014 e 2015), utilizando-se, como técnicas de recolha de dados, a observação em sala de aula e extra sala de aula, a entrevista semiestruturada a alunos/as e professores/as e a análise estatística dos dados de desempenho acadêmico dos alunos. Os resultados demonstraram os efeitos, no rendimento escolar, das diferentes formas de capital acumuladas pelos alunos, bem como das práticas docentes, ambas influenciando diferentemente o aprendizado dos alunos cotista e dos alunos não cotistas. O “efeito escola” e o “efeito pares” revelaram-se importantes para a compreensão do objeto de estudo e para a construção de um habitus composto.por
dc.description.abstractMost Brazilian students are segregated according to the hierarchy of types of schools. Normally public schools welcome the children of families without economic and cultural capital in the Pierre Bourdieu sense and lack adequate infrastructure, while well-equipped and well-equipped private schools are the choice of families holding economic and cultural capital to children. In fact, private schools are the best students to join the most prestigious courses of Brazilian universities. However, there are Federal Institutes that offer integrated secondary education articulated with technical education and that are public schools with recognized quality that does not resemble the traditional pattern of public school in Brazil. By law, these Institutes reserve a quota of 50% of places for children of low-income families, and, within that, a sub-quota for minorities. Vacancies for the other 50%, free competition, are mostly filled by students from private schools. A rare example of a public school where it is possible to interact with families with such distinct economic and social capital as to better represent the Brazilian social reality. This thesis presents a study developed at the Federal Institute in the state of Rio Grande do Norte on the central campus of the city of Natal, where, among other objectives, the aim was to identify the effects of economic, social and cultural capital on students' school success. It was selected the class with 2012 entrance of the technical course of administration for the case study, with that, was followed by three academic years (2013, 2014 and 2015), using, as data collection techniques, observation in Classroom and extra-classroom, semistructured interview to students and teachers, and statistical analysis of students' academic performance data. The results showed the effects on the school performance of the different forms of capital accumulated by the students, as well as on the teaching practices, both influencing differently the learning of the quota students and non-quota students. The "school effect" and the "peer effect" were important for understanding the object of study and for a compound habitus.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCapital econômicopor
dc.subjectCapital culturalpor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectEconomic capitalpor
dc.subjectCultural capitalpor
dc.subjectSchool successpor
dc.titlePolítica de cotas e suas implicações no processo ensino-aprendizagem e inclusão social: um estudo de caso no IFRN Campus Natal Centralpor
dc.title.alternativePolicy of quotas and their implications in the teaching-learning and social inclusion: a case study in IFRN Campus Natal Centralpor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101410212por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Raimundo Nonato Camelo Parente.pdf4,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID