Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55395
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Antunes, Fátima | por |
dc.contributor.author | Barros, Rosanna | por |
dc.date.accessioned | 2018-07-25T08:24:06Z | - |
dc.date.available | 2018-07-25T08:24:06Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Antunes, F. & Barros, R. (2015). Centralidades e periferias na intervenção educacional: a inserção escolar como problema de inclusão social e a escola como instituição parceira. In Virgínio Sá, Leonor Torres, Guilherme Silva & Daniela Silva (orgs), Atas do II Colóquio Internacional de Ciências Sociais de Educação, O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas (pp. 570-580). Braga: UMinho, IE, Departamento de Ciências Sociais de Educação / De Facto Editores. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8557-57-5 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/55395 | - |
dc.description.abstract | Aprofunda-se a discussão iniciada em Antunes e Barros (2014) sobre os sentidos da micro-intervenção educacional levada a cabo em projetos de âmbito comunitário, questionando a hipotética ambivalência entre o seu potencial para apaziguar e tornar aceitáveis os problemas a que se dirige e a tentativa de abrir espaços intersticiais de mudança em relações sociais, de participação e de decisão coletivas. Em ambos os textos trabalhamos com dados parcelares de um estudo em curso intitulado: Reformas do Estado,políticas públicas e educação ao longo da vida: novas geografias e desigualdades socioeducativas. Interessou-nos agora analisar interfaces dos arranjos institucionais de coordenação, no campo das políticas públicas de educação, que o Programa Escolhas traduz, estudando, teórica e empiricamente, implicações entre as novas lógicas de gestão pública e a gestão de desigualdades sociais e escolares. Assim, mapeamos relações constituídas a nível local entre os domínios público e privado e os espaços formal e não-formal da educação, para compreender as modalidades de governação ensaiadas em termos do seu significado político e das consequências sociais que produzem, em torno de vetores como: a presença/ausência do Estado e dos excluídos, os problemas silenciados ou tematizados, as respostas construídas ou ausentes. Analisamos que intervenções se desenvolvem, porquê, com quem e com que resultados, problematizando orientações e práticas face a tendências integrantes da governação neoliberal (individualização, pedagogização, localização dos problemas escolares). Questiona-se a fabricação dos contornos do espaço educacional (Seddon, 2014) através destas intervenções dinamizadas por entidades sedeadas na comunidade em que a escola assume o papel de instituição parceira; procura-se também compreender perspetivas e cursos de ação dos atores. | por |
dc.description.sponsorship | Projeto financiado por fundos nacionais da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Projeto PEst-OE/CED/UI1661/2014). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | De Facto Editores | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/135984/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Políticas Públicas | por |
dc.subject | Governação educacional | por |
dc.subject | Educação ao Longo da Vida | por |
dc.subject | Desigualdades Socioeducativas | por |
dc.subject | Public policy | por |
dc.subject | Educational governance | por |
dc.subject | Lifelong Education | por |
dc.subject | Socio-educational Inequalities | por |
dc.title | Centralidades e periferias na intervenção educacional: a inserção escolar como problema de inclusão social e a escola como instituição parceira | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://webs.ie.uminho.pt/iicicse/ | por |
oaire.citationConferenceDate | 1-3 outubro 2015 | por |
sdum.event.title | II Colóquio Internacional de Ciências Sociais de Educação, O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 570 | por |
oaire.citationEndPage | 580 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Atas do II Colóquio Internacional de Ciências Sociais de Educação, O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 A&B ATAS-IICICSE_CS2015.pdf | 446,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons