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dc.contributor.authorAntunes, Fátimapor
dc.contributor.authorBarros, Rosannapor
dc.date.accessioned2018-07-25T08:24:06Z-
dc.date.available2018-07-25T08:24:06Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationAntunes, F. & Barros, R. (2015). Centralidades e periferias na intervenção educacional: a inserção escolar como problema de inclusão social e a escola como instituição parceira. In Virgínio Sá, Leonor Torres, Guilherme Silva & Daniela Silva (orgs), Atas do II Colóquio Internacional de Ciências Sociais de Educação, O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas (pp. 570-580). Braga: UMinho, IE, Departamento de Ciências Sociais de Educação / De Facto Editores.por
dc.identifier.isbn978-989-8557-57-5por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55395-
dc.description.abstractAprofunda-se a discussão iniciada em Antunes e Barros (2014) sobre os sentidos da micro-intervenção educacional levada a cabo em projetos de âmbito comunitário, questionando a hipotética ambivalência entre o seu potencial para apaziguar e tornar aceitáveis os problemas a que se dirige e a tentativa de abrir espaços intersticiais de mudança em relações sociais, de participação e de decisão coletivas. Em ambos os textos trabalhamos com dados parcelares de um estudo em curso intitulado: Reformas do Estado,políticas públicas e educação ao longo da vida: novas geografias e desigualdades socioeducativas. Interessou-nos agora analisar interfaces dos arranjos institucionais de coordenação, no campo das políticas públicas de educação, que o Programa Escolhas traduz, estudando, teórica e empiricamente, implicações entre as novas lógicas de gestão pública e a gestão de desigualdades sociais e escolares. Assim, mapeamos relações constituídas a nível local entre os domínios público e privado e os espaços formal e não-formal da educação, para compreender as modalidades de governação ensaiadas em termos do seu significado político e das consequências sociais que produzem, em torno de vetores como: a presença/ausência do Estado e dos excluídos, os problemas silenciados ou tematizados, as respostas construídas ou ausentes. Analisamos que intervenções se desenvolvem, porquê, com quem e com que resultados, problematizando orientações e práticas face a tendências integrantes da governação neoliberal (individualização, pedagogização, localização dos problemas escolares). Questiona-se a fabricação dos contornos do espaço educacional (Seddon, 2014) através destas intervenções dinamizadas por entidades sedeadas na comunidade em que a escola assume o papel de instituição parceira; procura-se também compreender perspetivas e cursos de ação dos atores.por
dc.description.sponsorshipProjeto financiado por fundos nacionais da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Projeto PEst-OE/CED/UI1661/2014).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDe Facto Editorespor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/135984/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectGovernação educacionalpor
dc.subjectEducação ao Longo da Vidapor
dc.subjectDesigualdades Socioeducativaspor
dc.subjectPublic policypor
dc.subjectEducational governancepor
dc.subjectLifelong Educationpor
dc.subjectSocio-educational Inequalitiespor
dc.titleCentralidades e periferias na intervenção educacional: a inserção escolar como problema de inclusão social e a escola como instituição parceirapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://webs.ie.uminho.pt/iicicse/por
oaire.citationConferenceDate1-3 outubro 2015por
sdum.event.titleII Colóquio Internacional de Ciências Sociais de Educação, O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticaspor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage570por
oaire.citationEndPage580por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas do II Colóquio Internacional de Ciências Sociais de Educação, O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticaspor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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