Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61192
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neves, Roberta | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.contributor.author | Nunes, Cristiane Lima | por |
dc.contributor.author | Capellini, Simone | por |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T10:37:15Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T10:37:15Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Neves, R., Carvalho, G.S., Nunes, C.L. & Capellini, S. (2018) Elaboração de um rastreio de competências do processamento fonológico para pré-escolares. In: Carvalho, G.S., Parente, M.C., Vilaça, T., Vieira, M. de F., Sarmento, T. & Ferreira, F.I. (Eds.). 2018 EDULOG International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us - Programme and Abstracts. Braga: CIEC. p.9. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-55-6 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/61192 | - |
dc.description.abstract | O processamento fonológico inclui a consciência fonológica, a nomeação automática rápida e a memória operacional fonológica. Importa dizer que o bom funcionamento do processamento fonológico é fulcral para a aquisição das competências de alfabetização e alterações em seu desenvolvimento podem indicar risco para perturbações de leitura e escrita. Devido a importância dessas competências para o desenvolvimento de linguagem oral e escrita, medidas que podem identificar riscos são importantes para que sejam definidas medidas de acompanhamento e orientações. Rastreios são definidos como avaliações breves de competências específicas que são altamente preditivas de resultados ulteriores. O desenvolvimento do rastreio do processamento fonológico é parte do estudo intitulado “Criação e Análise da Eficácia de um Programa de Estimulação de Competências Auditivas e Fonológicas (PECAFON) em Crianças Pré-Escolares com e sem Risco para Perturbações do Processamento Auditivo e sua aplicação acontece antes e após o PECAFON. Como parte de um estudo piloto, o referido rastreio, foi utilizado como medida pré e pós intervenção, juntamente com outras medidas de avaliação. Os resultados da utilização do rastreio do processamento fonológico, obtidos no estudo piloto, serão analisados através do ANOVA para técnicas estatísticas. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Processamento fonológico | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.title | Elaboração de um rastreio de competências do processamento fonológico para pré-escolares | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://eventos.ciec-uminho.org/early-childhood/assets/docs/BABSTRACT.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 9 | por |
oaire.citationEndPage | 9 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | 2018 EDULOG International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us - Programme and Abstracts | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDULOG-Rasterio_9.pdf | 96,21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons