Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61192
Título: | Elaboração de um rastreio de competências do processamento fonológico para pré-escolares |
Autor(es): | Neves, Roberta Carvalho, Graça Simões de Nunes, Cristiane Lima Capellini, Simone |
Palavras-chave: | Processamento fonológico Crianças |
Data: | 2018 |
Citação: | Neves, R., Carvalho, G.S., Nunes, C.L. & Capellini, S. (2018) Elaboração de um rastreio de competências do processamento fonológico para pré-escolares. In: Carvalho, G.S., Parente, M.C., Vilaça, T., Vieira, M. de F., Sarmento, T. & Ferreira, F.I. (Eds.). 2018 EDULOG International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us - Programme and Abstracts. Braga: CIEC. p.9. |
Resumo(s): | O processamento fonológico inclui a consciência fonológica, a nomeação automática rápida e a memória operacional fonológica. Importa dizer que o bom funcionamento do processamento fonológico é fulcral para a aquisição das competências de alfabetização e alterações em seu desenvolvimento podem indicar risco para perturbações de leitura e escrita. Devido a importância dessas competências para o desenvolvimento de linguagem oral e escrita, medidas que podem identificar riscos são importantes para que sejam definidas medidas de acompanhamento e orientações. Rastreios são definidos como avaliações breves de competências específicas que são altamente preditivas de resultados ulteriores. O desenvolvimento do rastreio do processamento fonológico é parte do estudo intitulado “Criação e Análise da Eficácia de um Programa de Estimulação de Competências Auditivas e Fonológicas (PECAFON) em Crianças Pré-Escolares com e sem Risco para Perturbações do Processamento Auditivo e sua aplicação acontece antes e após o PECAFON. Como parte de um estudo piloto, o referido rastreio, foi utilizado como medida pré e pós intervenção, juntamente com outras medidas de avaliação. Os resultados da utilização do rastreio do processamento fonológico, obtidos no estudo piloto, serão analisados através do ANOVA para técnicas estatísticas. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61192 |
ISBN: | 978-972-8952-55-6 |
Versão da editora: | http://eventos.ciec-uminho.org/early-childhood/assets/docs/BABSTRACT.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDULOG-Rasterio_9.pdf | 96,21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons