Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62059

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbeijón, Ricardo Iván Barcelópor
dc.contributor.authorCenteio, Rafael Rodriguespor
dc.date.accessioned2019-11-13T09:53:43Z-
dc.date.available2019-11-13T09:53:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62059-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Músicapor
dc.description.abstractO presente relatório inscreve-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Música, ministrado pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, e pretende documentar o trabalho realizado num projeto de intervenção pedagógica supervisionada. O projeto associado a este estágio pretendeu investigar e aplicar estratégias pedagógicas para a resolução de problemas de coordenação bimanual no repertório dos alunos. Abordou-se extensivamente questões relacionadas com a coordenação motora e com a sua relevância no contexto do processo de ensinoaprendizagem da guitarra clássica. As estratégias elaboradas foram fundamentadas em conceitos tais como habilidades parciais, integração de habilidades, segmentação, abordagem integrada, transferência de aprendizagem e interferência contextual. Aplicou-se a imagética motora como recurso pedagógico visando o treino das habilidades motoras bimanuais. Abordou-se também o papel dos feedback intrínseco e extrínseco no ensino e na aprendizagem respetivamente, e a importância da demonstração instrumental em comparação com as instruções verbais. Todas as estratégias aplicadas foram eficazes na consolidação das habilidades motoras e no domínio das passagens musicais. Foi também realizado um questionário dirigido aos professores de guitarra clássica do ensino vocacional de música em Portugal. Pretendeu-se com este obter informação sobre em que grau os conceitos e estratégias mencionados fazem parte da prática de docência da guitarra clássica no país. As respostas obtidas sugerem que tais conceitos e estratégias estão de certo modo incluídos no pensamento pedagógico dos docentes no que concerne à conceção de metodologias e exercícios.por
dc.description.abstractThis report is part of a professional internship of the Master's Degree in Music Teaching, ministered by the Instituto de Educação da Universidade do Minho, and aims to document the work carried out in a supervised pedagogical intervention project. The project associated with this internship intended to investigate and apply pedagogical strategies to solve problems of bimanual coordination in the repertoire of students. Issues related to motor coordination and its relevance in the context of the teaching-learning process of Classical Guitar were extensively discussed. The strategies developed were based on concepts such as partial skills, skills integration, segmentation, integrated approach, learning transfer and contextual interference. Motor imagery was applied as a pedagogical resource aiming at the training of bimanual motor skills. The role of intrinsic and extrinsic feedback in teaching and learning was also discussed, and the importance of instrumental demonstration compared to verbal instructions. All strategies applied were effective in consolidating motor skills and in mastering musical passages. A questionnaire was also conducted for Classical Guitar teachers of vocational music education in Portugal. The intention was to obtain information on the degree to which the concepts and strategies mentioned are part of the teaching practice of classical guitar in the country. The answers obtained suggest that such concepts and strategies are in a way included in teachers' pedagogical thinking regarding the conception of methodologies and exercises.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAbordagem integradapor
dc.subjectCoordenação motora bimanualpor
dc.subjectEnsino da guitarra clássicapor
dc.subjectImagética motorapor
dc.subjectInterferência contextualpor
dc.subjectBimanual motor coordinationpor
dc.subjectClassical guitar teachingpor
dc.subjectContextual interferencepor
dc.subjectIntegrated approachpor
dc.subjectMotor imagerypor
dc.titleA coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica: estratégias para resolução de problemas técnicos e musicaispor
dc.title.alternativeBimanual motor coordination in the teaching-learning process of classical guitar: strategies for solving technical and musical problemspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202294897por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rafael Rodrigues Centeio.pdf1,45 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID