Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62059
Título: | A coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica: estratégias para resolução de problemas técnicos e musicais |
Outro(s) título(s): | Bimanual motor coordination in the teaching-learning process of classical guitar: strategies for solving technical and musical problems |
Autor(es): | Centeio, Rafael Rodrigues |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Abordagem integrada Coordenação motora bimanual Ensino da guitarra clássica Imagética motora Interferência contextual Bimanual motor coordination Classical guitar teaching Contextual interference Integrated approach Motor imagery |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente relatório inscreve-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em
Ensino de Música, ministrado pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, e pretende
documentar o trabalho realizado num projeto de intervenção pedagógica supervisionada. O projeto
associado a este estágio pretendeu investigar e aplicar estratégias pedagógicas para a resolução de
problemas de coordenação bimanual no repertório dos alunos. Abordou-se extensivamente questões
relacionadas com a coordenação motora e com a sua relevância no contexto do processo de ensinoaprendizagem
da guitarra clássica. As estratégias elaboradas foram fundamentadas em conceitos tais
como habilidades parciais, integração de habilidades, segmentação, abordagem integrada,
transferência de aprendizagem e interferência contextual. Aplicou-se a imagética motora como recurso
pedagógico visando o treino das habilidades motoras bimanuais. Abordou-se também o papel dos
feedback intrínseco e extrínseco no ensino e na aprendizagem respetivamente, e a importância da
demonstração instrumental em comparação com as instruções verbais. Todas as estratégias aplicadas
foram eficazes na consolidação das habilidades motoras e no domínio das passagens musicais. Foi
também realizado um questionário dirigido aos professores de guitarra clássica do ensino vocacional de
música em Portugal. Pretendeu-se com este obter informação sobre em que grau os conceitos e
estratégias mencionados fazem parte da prática de docência da guitarra clássica no país. As respostas
obtidas sugerem que tais conceitos e estratégias estão de certo modo incluídos no pensamento
pedagógico dos docentes no que concerne à conceção de metodologias e exercícios. This report is part of a professional internship of the Master's Degree in Music Teaching, ministered by the Instituto de Educação da Universidade do Minho, and aims to document the work carried out in a supervised pedagogical intervention project. The project associated with this internship intended to investigate and apply pedagogical strategies to solve problems of bimanual coordination in the repertoire of students. Issues related to motor coordination and its relevance in the context of the teaching-learning process of Classical Guitar were extensively discussed. The strategies developed were based on concepts such as partial skills, skills integration, segmentation, integrated approach, learning transfer and contextual interference. Motor imagery was applied as a pedagogical resource aiming at the training of bimanual motor skills. The role of intrinsic and extrinsic feedback in teaching and learning was also discussed, and the importance of instrumental demonstration compared to verbal instructions. All strategies applied were effective in consolidating motor skills and in mastering musical passages. A questionnaire was also conducted for Classical Guitar teachers of vocational music education in Portugal. The intention was to obtain information on the degree to which the concepts and strategies mentioned are part of the teaching practice of classical guitar in the country. The answers obtained suggest that such concepts and strategies are in a way included in teachers' pedagogical thinking regarding the conception of methodologies and exercises. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62059 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafael Rodrigues Centeio.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons