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https://hdl.handle.net/1822/81541
Título: | Formação-ação e investigação em mediação intercultural: uma comunidade de aprendizagem |
Autor(es): | Silva, Ana Maria Costa e Costa, Elisabete Pinto da |
Palavras-chave: | Comunidade de Aprendizagem Investigação-Ação Formação de Mediadores Mediação |
Data: | 21-Dez-2022 |
Editora: | UMinho Editora Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Citação: | Silva, A. M. C. e & Costa, E. P. (2022). Formação-Ação e Investigação em Mediação Intercultural: Uma Comunidade de Aprendizagem. In A. M. C. e Silva & E. P. Costa (eds.) Mediação Intercultural: Formação, Ação e Reflexão. (pp. 177-216). UMinho Editora/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.63.10 |
Resumo(s): | [Excerto] A práxis da mediação desenvolve-se através de um processo em que a formação e a ação dos mediadores se retroalimentam e aprofundam progressivamente. Esta constatação alicerça-se nas experiências em que temos participado no âmbito de projetos internacionais e locais e nos testemunhos de muitos mediadores, nomeadamente interculturais. A formação especializada dos mediadores é essencial à realização da sua ação, à construção de um perfil profissional específico e sólido, diferenciado e complementar de outros profissionais. Para agir responsavelmente, os mediadores interculturais precisam conhecer o significado da mediação e da mediação intercultural, a sua natureza, os seus fundamentos e princípios e os procedimentos metodológicos e éticos que lhe são específicos. Este conhecimento teórico-metodológico e ético, sendo fundamental, é insuficiente quando distanciado ou abstraído da ação. Porém, também a ação dos mediadores deve ser sustentada neste conhecimento. À práxis da mediação são essenciais conhecimento e ação, ambos fortalecidos mutuamente através da formação-aprendizagem e da (auto)supervisão. Este texto documenta uma experiência de formação-ação-investigação em mediação intercultural concretizada através da constituição e desenvolvimento de uma comunidade de aprendizagem. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81541 |
ISBN: | 978-989-8974-80-8 |
e-ISBN: | 978-989-8974-81-5 |
DOI: | 10.21814/uminho.ed.63.10 |
Versão da editora: | https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/63 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters UMinho Editora - Capítulos de livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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