Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88436

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Paula Diaspor
dc.contributor.authorDuarte Melo, Anapor
dc.date.accessioned2024-02-01T16:49:09Z-
dc.date.available2024-02-01T16:49:09Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationAguiar, P. D., & Melo, A. D. (2024). LGBTI+ versus LGBTI+®: Publicidade, consumerismo político e orgulho na Marcha 2022. In S. Balonas & I. Ferreira (Eds.), A publicidade na era da hiperestimulação (pp. 129–143). Editora UMinho/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.125.4por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88436-
dc.description.abstractEste artigo busca refletir sobre o papel do cidadão-consumidor no espaço público e suas manifestações de consumismo político (Stolle & Micheletti, 2013) durante a “Marcha do Orgulho” LGBTI+, realizada em junho de 2022, no Porto. Com cartazes utilizados como suporte comunicacional, os mani-festantes expressaram seus interesses políticos e sociais contra as mar-cas. Com base na análise sociossemiótica visual (Kress & van Leeuwen, 2006), examinamos as ações dos manifestantes. As observações efetuadas indiciaram um eventual efeito reverso em relação à publicidade e ao con-sumo, permitindo traçar perspetivas sobre a participação do consumidor--cidadão na marcha, bem como as consequências das práticas discursivas da chamada “publicidade ativista”, resultando numa crítica participativa e performática à apropriação das agendas dos movimentos sociais.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectativismopor
dc.subjectmovimentos sociaispor
dc.subjectconsumerismo políticopor
dc.subjectpublicidadepor
dc.subjectLGBTI+por
dc.titleLGBTI+ versus LGBTI+®: Publicidade, consumerismo político e orgulho na Marcha 2022por
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/125por
oaire.citationStartPage129por
oaire.citationEndPage143por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21814/uminho.ed.125.4por
sdum.bookTitleA publicidade na era da hiperestimulaçãopor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
UMinho Editora - Capítulos de livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
8.pdfVersão PT3,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID