Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88436

TítuloLGBTI+ versus LGBTI+®: Publicidade, consumerismo político e orgulho na Marcha 2022
Autor(es)Aguiar, Paula Dias
Duarte Melo, Ana
Palavras-chaveativismo
movimentos sociais
consumerismo político
publicidade
LGBTI+
Data2024
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitaçãoAguiar, P. D., & Melo, A. D. (2024). LGBTI+ versus LGBTI+®: Publicidade, consumerismo político e orgulho na Marcha 2022. In S. Balonas & I. Ferreira (Eds.), A publicidade na era da hiperestimulação (pp. 129–143). Editora UMinho/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.125.4
Resumo(s)Este artigo busca refletir sobre o papel do cidadão-consumidor no espaço público e suas manifestações de consumismo político (Stolle & Micheletti, 2013) durante a “Marcha do Orgulho” LGBTI+, realizada em junho de 2022, no Porto. Com cartazes utilizados como suporte comunicacional, os mani-festantes expressaram seus interesses políticos e sociais contra as mar-cas. Com base na análise sociossemiótica visual (Kress & van Leeuwen, 2006), examinamos as ações dos manifestantes. As observações efetuadas indiciaram um eventual efeito reverso em relação à publicidade e ao con-sumo, permitindo traçar perspetivas sobre a participação do consumidor--cidadão na marcha, bem como as consequências das práticas discursivas da chamada “publicidade ativista”, resultando numa crítica participativa e performática à apropriação das agendas dos movimentos sociais.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88436
DOIhttps://doi.org/10.21814/uminho.ed.125.4
Versão da editorahttps://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/125
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
UMinho Editora - Capítulos de livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
8.pdfVersão PT3,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID