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TítuloAs políticas educativas e a formação pós-graduada de professores: Um estudo sobre professores com doutoramento no sistema de ensino não superior
Autor(es)Macedo, Elisabete Teixeira
Torres, Leonor Lima
Palavras-chavePolíticas educativas
Professores com doutoramento
Formação de professores
DataFev-2024
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
CitaçãoMacedo, E. T., & Torres, L. L. (2024). As políticas educativas e a formação pós-graduada de professores: Um estudo sobre professores com doutoramento no sistema de ensino não superior. In E. Vilarinho (Coord.), A Educação como bem público: Políticas, tendências e controvérsias. Atas do IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação (pp. 543-558). Instituto de Educação da Universidade do Minho
Resumo(s)Definida como fundamental para o sistema educativo, a formação de professores há muito se constituiu como objeto de estudo clássico das Ciências da Educação. Todavia, a especificidade da formação pós-graduada de professores com doutoramento a lecionar no ensino não superior carece de discussão sociológica, já que permanece um objeto escassamente explorado. A partir de uma análise diacrónica sobre a interferência das políticas de pendor neoliberal nas atuais políticas educativas, o presente estudo procura refletir sobre que lógicas podem explicar a divergência entre políticas que afirmam a formação de professores como valor excecional para a educação e a ausência de uma política de formação e de desenvolvimento profissional, que enquadre este perfil crescente de professores. Pretende-se construir um ponto de vista analítico que evidencie e interprete sociologicamente potenciais lógicas subjetivas que consubstanciam a pluralidade da realidade e que permita alcançar racionalidades de outra ordem, além do paradigma dominante de políticas educativas. Como parte desse objetivo mais amplo, este texto realça as múltiplas tensões presentes no contexto político, profissional e social deste perfil de professores, alimentadas por um percurso formativo avançado em domínios de conhecimento científico especializado, que se afasta do habitual padrão formativo de professores. Discordante da retórica sobre a capital relevância da formação de professores para uma educação de qualidade, encontramos uma lógica de ausência de conhecimento e reconhecimento profissional e social, imanente das atuais políticas educativas e dos raros estudos sobre o tema.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89257
ISBN978-989-53545-5-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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