Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89097

TítuloAs experiências e perceções de bem-estar das crianças de idade pré-escolar durante a pandemia por COVID- 19
Autor(es)Sapage, Sara Pereira
Cruz-Santos, Anabela
Abreu, Pascale Engel de
Palavras-chaveCOVID 19
Bem -estar subjetivo
Educação pré-escolar
DataDez-2023
Resumo(s)A pandemia por COVID-19 levou a medidas de mitigação por todo o mundo. As quarentenas, encerramento de escolas e o distanciamento social permitiram a minimização da transmissão do vírus. No entanto, o prolongado isolamento social e encerramento das escolas podem ter influenciado o bem-estar emocional e na aprendizagem das crianças. Existe uma lacuna na investigação quanto ao efeito desta pandemia nas crianças em idade pré-escolar. Deste modo, o presente estudo pretende explorar as experiências de aprendizagem e as perceções de bem-estar das crianças entre os 4 e os 6 anos de idade, de língua portuguesa, durante a pandemia por COVID-19. O instrumento de recolha de dados foi adaptado da versão portuguesa do Questionário COVID-kids (Kirsch et al., 2020) desenvolvido por uma equipa multilingue da Universidade do Luxemburgo para crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos. No Questionário COVID-PreKids, a aplicação e tipo de resposta foram adaptadas ao nível de desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar. A amostra é assim constituída por 550 crianças de 4, 5 e 6 anos de idade, residentes em Portugal. As restrições e alterações das rotinas durante a pandemia influenciaram as crianças ao nível do seu bem-estar e desenvolvimento global. Este estudo permitiu verificar que os níveis de felicidade durante o período de coronavírus diminuíram comparativamente ao período pré-pandemia.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89097
Versão da editorahttps://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/34553
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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