Data | Título | Autor(es) | Tipo | Acesso |
2013 | Aprender o património cultural com diversão: potencialidades do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico | Araújo, Ana Isabel Monteiro | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
6-Jan-2023 | Atividades lúdicas de ciências que potenciam o processo de ensino e de aprendizagem | Teixeira, Cátia Andreia Pereira | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
26-Fev-2024 | Bem-estar, brincar e relaxar: estudo dos efeitos de uma intervenção em contexto escolar | Sarroeira, Sara Filipa Gomes | Tese de doutoramento | Acesso aberto |
29-Jan-2013 | Os benefícios das atividades lúdicas para a prevenção do bullying no contexto escolar | Carvalho, João Eloir | Tese de doutoramento | Acesso aberto |
2021 | Brincar e aprender no jardim de infância: um estudo de caso | Torres, Thatiane da Silva | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2019 | Construindo noções de Medida com recurso ao lúdico e a materiais didáticos: uma experiência no pré-escolar e no 1.º ano do ensino básico | Carvalho, Ana Cláudia Matos | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2021 | Design de soluções de vestuário infantil com carácter lúdico - pedagógico | Machado, Tatiana Micaela Couto | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2014 | A diferenciação pedagógica e os aspetos lúdicos: um processo integrado das práticas em contexto Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | Santos, Ana Catarina Monteiro | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
26-Jul-2013 | A educação física na escola: entre o movimento pensado e o movimento vivido | Fonseca, Diogo André Rodrigues da | Dissertação de mestrado | Acesso restrito UMinho |
2018 | Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo | Cunha, António Camilo; Surdi, Aguinaldo Cesar; Marques, Danieli Alves Pereira, et al. | Artigo | Acesso aberto |
2009 | Um estudo sobre o bullying no contexto escolar | Barros, Paulo Cesar; Carvalho, João Eloir; Pereira, Beatriz Oliveira | Artigo em ata de conferência | Acesso aberto |
2014 | O Jogo: entre o movimento e as regras | Sobreira, Maria Teresa da Silva | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2015 | O lúdico como estratégia de consolidação e revisão de conhecimentos na aula de Língua Estrangeira | Sousa, Natália Xavier de | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
Out-2009 | O lúdico como uma possibilidade de intervenção no bullying e formação da criança na escola | Carvalho, João Eloir; Barros, Paulo Cesar; Pereira, Beatriz Oliveira | Capítulo de livro | Acesso aberto |
2013 | O lúdico na perspetiva educativa | Cunha, Marisa de Jesus Gonçalo Ruivo | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
21-Dez-2023 | O papel dos jogos lúdicos na construção do conhecimento das crianças na Educação Básica | Macedo, Andreia Manuela de Oliveira | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2016 | O playground como elemento regenerador do espaço urbano e a padronização do lúdico | Gomes, Carina Filipa Vieira Martins Antunes | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
16-Jan-2023 | A resolução de problemas matemáticos em contexto lúdico | Vieira, Ana Patrícia Alves | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
16-Jan-2023 | O trabalho cooperativo na construção do eu e do outro - a empatia e a alteridade em questão | Campos, Beatriz Pereira | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |