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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Leonor Limapor
dc.contributor.authorPalhares, José Augustopor
dc.contributor.authorBorges, Germanopor
dc.date.accessioned2016-01-13T14:26:43Z-
dc.date.available2016-01-13T14:26:43Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39411-
dc.descriptionPublicado em "Atas do XII Congresso da SPCE". ISBN 978-989-704-188-4por
dc.description.abstractA presente comunicação visa discutir as conceções de excelência que enformam as orientações políticas das escolas e a sua tradução nas práticas de gestão quotidiana. Qual a conceção de excelência académica instituída na escola pública portuguesa? Até que ponto o tipo de distinção normativamente instituído diverge do tipo de distinção implementado? Quais são os mecanismos de distinção instituídos? Estas interrogações orientaram a pesquisa empírica numa lógica extensiva, com o intuito de mapear os rituais de distinção formalmente previstos e implementados no universo dos estabelecimentos escolares com ensino secundário em Portugal. Algumas conclusões apontam efetivamente para a existência de contradições entre o tipo de distinção prevista nos documentos orientadores e as práticas efetivadas nas instituições de ensino, constatando-se igualmente diferenças significativas no tipo de reconhecimento e valorização do mérito dos alunos, segundo o âmbito geográfico.por
dc.description.sponsorshipTrabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherDe Facto Editorespor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectExcelência escolarpor
dc.subjectDistinção académicapor
dc.titleRoteiro da excelência na escola pública portuguesa: tendências normativas e conceções dominantespor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://xiicongressospce2014.utad.pt/por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate11 - 13 set. 2014por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage482por
oaire.citationEndPage496por
oaire.citationConferencePlaceVila Real, Portugalpor
oaire.citationTitleXII Congresso SPCE Ciências da Educação: Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinarpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationXII Congresso SPCE Ciências da Educação: Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinarpor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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