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https://hdl.handle.net/1822/39411
Título: | Roteiro da excelência na escola pública portuguesa: tendências normativas e conceções dominantes |
Autor(es): | Torres, Leonor Lima Palhares, José Augusto Borges, Germano |
Palavras-chave: | Excelência escolar Distinção académica |
Data: | 2014 |
Editora: | De Facto Editores |
Resumo(s): | A presente comunicação visa discutir as conceções de excelência que enformam as orientações políticas das escolas e a sua tradução nas práticas de gestão quotidiana. Qual a conceção de excelência académica instituída na escola pública portuguesa? Até que ponto o tipo de distinção normativamente instituído diverge do tipo de distinção implementado? Quais são os mecanismos de distinção instituídos? Estas interrogações orientaram a pesquisa empírica numa lógica extensiva, com o intuito de mapear os rituais de distinção formalmente previstos e implementados no universo dos estabelecimentos escolares com ensino secundário em Portugal. Algumas conclusões apontam efetivamente para a existência de contradições entre o tipo de distinção prevista nos documentos orientadores e as práticas efetivadas nas instituições de ensino, constatando-se igualmente diferenças significativas no tipo de reconhecimento e valorização do mérito dos alunos, segundo o âmbito geográfico. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Atas do XII Congresso da SPCE". ISBN 978-989-704-188-4 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/39411 |
Versão da editora: | http://xiicongressospce2014.utad.pt/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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