Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23693
Título: | Amigos críticos : uma estratégia colaborativa de inovação das práticas no jardim de infância |
Autor(es): | Pereira, Margarida Maria dos Santos Rato Miranda |
Orientador(es): | Alonso, Maria Luísa Garcia |
Palavras-chave: | Amigos críticos Trabalho colaborativo Inovação curricular Critical friends Collaborative work Curriculum innovation |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Este projeto de investigação-ação teve como intuito resolver alguns problemas
decorrentes da prática educativa, através da pesquisa e reflexão sobre a mesma. Este trabalho
desenvolveu-se através da colaboração com outra colega (amigo crítico), também educadora de
infância. Esta forma de interação da experiência e dos conhecimentos teórico-práticos de ambas
as educadoras permitiu a resolução de problemas curriculares e pedagógicos de forma mais
eficiente e, consequentemente, a melhoria do desempenho profissional e pessoal. O presente
trabalho de investigação e intervenção foi desenvolvido pelas duas educadoras em contexto de
sala de aula, em ciclos sucessivos e aprofundados, que permitiram imprimir dinâmica a todo o
processo de ensino-aprendizagem desenvolvido ao longo do ano (durante seis meses), sendo por
isso considerado um processo de investigação-ação. Esta necessidade de responder a problemas
da prática educativa exigiu das investigadoras o recurso a diversas estratégias cujos resultados
contribuíram para o desenvolvimento das diferentes fases e ciclos do processo investigativo,
através da análise reflexiva e continuada de toda a informação recolhida através de diversos
instrumentos, elaborados para o efeito.
A aposta foi acreditar que o trabalho colaborativo e a reformulação de estratégias
curriculares seriam o caminho certo para atingir os objetivos pretendidos, nomeadamente a
melhoria do ensino e da aprendizagem das crianças, cientes de que estes processos são
exigentes, mas promotores do desenvolvimento profissional e pessoal.
Esta investigação foi um começo e não um fim. A ideia e a vontade de continuar a
defender esta forma de trabalho permanece em nós e acreditamos que podemos mudar os
contextos pedagógicos à nossa volta, porque esta será a “chave” para a criação ou renovação de
estratégias de inovação curricular. Ao longo de todo o processo percebemos a importância da
reflexão pessoal e conjunta. Face à complexidade de desafios que nos são apresentados nas
nossas escolas, sabemos de antemão que há alternativas possíveis pelas quais temos que
continuar a lutar.
Apesar de este trabalho constituir uma pequena amostra do que pode ser feito em
termos de inovação educativa, é preciso continuar a investir e contagiar outros profissionais
através da divulgação de “boas práticas”. Acreditamos, de facto, que este possa ser o caminho
inovador para o sucesso educativo das crianças num futuro muito próximo. This action-research project had the aim to solve some problems of the educational practice, through research and reflection on it. This work was developed through collaboration with another colleague (critical friend), also kindergarten teacher. This form of interaction of experience and theoretical and practical knowledge allowed more efficiently problem solving of curricular and pedagogical and, consequently improving the professional and personal performance. This work of investigation and intervention was developed by two educators in the context of the classroom, in successive cycles and depth, that allowed dynamic print the whole process of teaching and learning developed throughout the year (for six months) and are therefore considered a process of action research. This need to respond to the practical problems, demanded of investigating the use of various strategies whose results contributed to the development of different phases and cycles of the investigative process, through continuing reflective analysis of all information collected through various instruments designed for that purpose. The bet was to believe that collaborative work and reformulation strategies curriculum would be the right way to achieve the intended objectives, namely to improve the teaching and learning of children, aware that these processes are time consuming but enriching from the point of view of growth professional and personal. This investigation was a beginning and not an end. The idea and will to continue defend this form of work remains in us and we believe we can change much around us, because this will be the "key" to the creation or renovation of curricular innovation strategies. Throughout the process realize the importance of individual reflection and joint. Given the complexity of challenges that are presented to us in our schools, we already know that there are alternatives by which we must continue to fight. Although this study constitutes a small sample of what can be done in terms of educational innovation, we must continue to invest and infect other professionals through the dissemination of "best practices". We believe, in fact, that this may be the way to innovative educational success of children in the near future. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23693 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Margarida Maria dos Santos Rato Miranda Pereira.pdf | Dissertação | 6,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
ANEXO GO - GRELHAS DE OBSERVAÇÃO.zip | Grelhas de observação | 5,35 MB | Unknown | Ver/Abrir |
ANEXO NC - NOTAS DE CAMPO.zip | Notas de campo | 1,24 MB | Unknown | Ver/Abrir |
ANEXO DI - DIÁRIOS DO INVESTIGADOR.zip | Diários do investigador | 1,59 MB | Unknown | Ver/Abrir |
ANEXO GR - GRELHAS DE REUNIÃO.zip | Grelhas de reunião | 1,1 MB | Unknown | Ver/Abrir |
ANEXO GP - GRELHAS DE PLANIFICAÇÃO MENSAL.zip | Grelhas de planificação mensal | 1,53 MB | Unknown | Ver/Abrir |
ANEXO PR - PROTOCOLO.zip | Protocolo | 537,55 kB | Unknown | Ver/Abrir |