Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/690

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Laura Maria Dias de-
dc.date.accessioned2004-12-06T16:31:02Z-
dc.date.available2004-12-06T16:31:02Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/690-
dc.description.abstractA sensibilidade às questões da diversidade é um processo lento, que requer muitas experiências de transformação, bem como a reconceptualização de questões fundamentais como a imagem de criança, o papel do professor e a própria visão sobre o processo de ensino – aprendizagem, para o qual muito contribuíram os pedagogos do século com o seu pensamento, acção e intervenção, ao impulsionarem um movimento de reflexão e reconstrução em torno de conceitos, crenças e práticas pedagógicas. A consciencialização das diferenças em presença na sala de actividades, por parte dos docentes, é fundamental para despoletar o processo de recriação dos ambientes de aprendizagem (nas suas várias vertentes) e a prática de uma pedagogia diferenciada e de uma educação para a diferença e a diversidade, que contribua para o sucesso de todas as crianças. De facto, trabalhar a multiculturalidade significa colocar toda e qualquer criança no centro da actividade educacional. É tendo no horizonte esta perspectiva de educação multicultural (enquanto conceito compreensivo e abrangente), em que se entende que as diferenças etárias podem também tornar – se uma das formas de exclusão, que se optou por incidir a atenção sobre o envolvimento das crianças de três anos (nível etário mais jovem a frequentar o jardim-de-infância) e que, quando integradas em grupos heterogéneos, com crianças mais velhas, nem sempre parecem encontrar uma resposta pedagógica adequada às suas necessidades. É neste âmbito que se insere esta investigação, cujo objectivo é o estudo do envolvimento da criança de três anos, integrada em turmas heterogéneas (em termos etários) e em diferentes contextos educativos (salas de jardim de infância tradicionais e salas onde se pratica uma pedagogia construtivista). Pretende – se reflectir sobre uma eventual relação entre a perspectiva pedagógica dos contextos educativos, o envolvimento da criança e a organização heterogénea das turmas, para as crianças de três anos. O estudo do envolvimento da criança tem – se revelado uma excelente forma para investigar o processo educativo e ajudar os profissionais a reflectir sobre as práticas, bem como um instrumento valioso para garantir os direitos substantivos das crianças a participar no seu processo educativo (Oliveira – Formosinho, 2002). Nesta pesquisa, o referencial do envolvimento (Leavers, 1994 a) é utilizado com a finalidade de compreender a questão do direito à participação das crianças mais pequenas, em turmas heterogéneas, com contextos pedagógicos diferenciados.eng
dc.description.abstractSensitivity to the questions of diversity is a slow process that requires a great deal of experience of transformation. It also involves reconceptualising fundamental issues such as the image of the child, the role of the teacher and the view of the teachinglearning process. The pedagogues of the century contributed to this through their thoughts, their action and intervention by driving a movement to reflect upon and reconstruct concepts, beliefs and pedagogical practices. Teachers’ awareness of the differences present in the activity room is fundamental in beginning the process of recreating learning environments (in their various forms) and the practice of a distinct pedagogy and an education for difference and diversity, which can contribute towards the success of all the children. In fact, working the multicultural aspect means placing each and every child at the centre of the educational activity. Bearing in mind this perspective of multicultural education (as a comprehensive and far-reaching concept), in which we understand that age differences can also become one of the forms of exclusion, we have chosen to focus attention on the involvement of three-year-olds (the youngest age group to attend nursery), who, when integrated in mixed-age groups with older children, do not always seem to find a pedagogical answer suited to their needs. This research thus aims to study the involvement of the three-year-old in mixed age groups and in different educational contexts (traditional nursery schools and classrooms in which constructivist pedagogy is practised). The aim of the study is to reflect upon a possible relation between the pedagogical perspective of the educational contexts, the involvement of the child and the mixed-age group organization of the classes, in the case of three-year-olds. The study of the child’s involvement has proved to be an excellent way of researching the educational process and helping professionals to reflect upon practices, as well as being a valuable instrument in guaranteeing the children’s substantive rights to participate in their own educational process (Oliveira – Formosinho, 2002). In this research, the referential of involvement (Leavers, 1994 a) is used with the aim of understanding the question of the right of smaller children to participate in mixed-age group classes, with different pedagogical contexts.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleO envolvimento da criança de três anos em grupos heterogéneos: um estudo em contextos pedagógicos diferenciadoseng
dc.typemasterThesiseng
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID